A dança na educação física no ensino médio integrado do IFFluminense: análise dos projetos pedagógicos implementados a partir da BNCC

Dance in physical education in the integrated high school of IFFluminense: analysis of pedagogical projects implemented from the BNCC

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma os currículos oficiais de educação física das turmas do ensino médio do IFFluminense abordam a temática da dança a partir da Base Nacional Comum Curricular de 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental, investigando a dança como conteúdo da educação física na BNCC e nos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFluminense. Para interpretação dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. Conclui-se que, especificamente no IFFluminense, é importante que a dança esteja mais presente na disciplina de educação física no ensino médio e que o conteúdo tenha mais espaço no currículo. É necessário também que esse conteúdo apareça de forma mais detalhada nos PPCs do ensino médio, da mesma maneira que ocorre em relação a outros conteúdos da educação física, como no caso dos desportos.

Palavras-chave: Dança; Educação Física; Ensino Médio.

 

Abstract

The present work aims to understand how the official physical education curricula of high school classes of the IFFluminense approach the theme of dance from the 2018 National Common Curriculum Base. This is a descriptive research of documentary character, investigating dance as content of physical education in bncc and in the curricula of technical courses integrated to the high school of IFFluminense. For data interpretation, content analysis is used. It is concluded that, specifically in IFFluminense, it is essential that dance is more present in the discipline of physical education and that the content has more space in the curriculum, as well as physical education in high school. It is also important that this content appears in more detail in high school PPCs, in the same way as in relation to other physical education content, as in the case of sports.

Keywords: Dance; Physical Education; High School.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin Luiz Gonçalves Fernandes, Instituto Federal Fluminense

Licenciando em Educação Física pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). E-mail: kelvinfernandes@hotmail.com. ORCID: 0000-0002-6972-0343.

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Professor da área de Educação nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Fluminense (IFF). E-mail: jonisfelippe@gmail.com. ORCID: 0000-0002-1175-7637.

Carlos Augusto Sanguedo Boynard, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da área de Educação Física do Instituto Federal Fluminense (IFF). E-mail: boynard@iff.edu.br. ORCID: 0000-0001-7107-0223

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 222
  • pdf downloads: 234

Como Citar

LUIZ GONÇALVES FERNANDES, K. .; FELIPPE, J. M. S.; AUGUSTO SANGUEDO BOYNARD, C. A dança na educação física no ensino médio integrado do IFFluminense: análise dos projetos pedagógicos implementados a partir da BNCC: Dance in physical education in the integrated high school of IFFluminense: analysis of pedagogical projects implemented from the BNCC. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5336. Acesso em: 22 dez. 2024.