As contribuições da Grounded Theory para um estudo sobre a formação de professores

The contributions of the Grounded Theory for the professors training study

Autores

Resumo

A partir das críticas relacionadas às escolhas metodológicas de pesquisas em Ciências Humanas, especificamente, procurou-se apresentar as contribuições da Grounded Theory para o desenvolvimento de uma pesquisa de formação de professores. A pesquisa contou com dados de uma oficina sobre a aprendizagem baseada em projetos oferecida a professores da uma escola pública. Os professores responderam ao questionário e três profissionais foram entrevistados. Esses dados nos permitiram produzir teorias acerca do processo de formação de professores, possibilitando identificar os conhecimentos mobilizados pelos entrevistados quando questionados sobre os benefícios e limitações da atividade oferecida.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Oficinas; Aprendizagem baseada em problemas

 

Abstract

Specifically based on the critics related to the methodological choices of research in Human Sciences, we sought to present the contributions of the Grounded Theory for the development of a research on teacher education. The research relied on a workshop’s data focused on project-based learning process offered to public school teachers. The teachers answered a survey and three professionals were interviewed. These data allowed us to produce theories about the teacher training process, making it possible to identify the knowledge mobilized by the interviewees when asked about the benefits and limitations of the activity offered.

Keywords: Qualitative research; Workshop, Project-based learning

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Luiz da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde pela FIOCRUZ, desenvolve pesquisa relacionando áreas do Ensino Colaborativo, Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino dentro da temática de emergências pandêmicas. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: cinthia_sil@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4412-6847

 

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado da UFOP. Desenvolve pesquisas em ensino de Ciências e Biologia e em formação de professores das Ciências Naturais. E-mail: fabogusto@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1245-2648

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • pdf downloads: 149

Como Citar

DA SILVA, C. L.; RODRIGUES E SILVA, F. A. As contribuições da Grounded Theory para um estudo sobre a formação de professores : The contributions of the Grounded Theory for the professors training study . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5335. Acesso em: 21 dez. 2024.