Uso de sequência didática como metodologia ativa para o ensino remoto do conteúdo “Reparo Tecidual” para o curso de enfermagem

Use of didactic sequence as anactive methodology for remote teaching of the content “Tissue Repair”

Autores

Resumo

Reparo tecidual é um dos conteúdos abordados no componente curricular Patologia, tido como complexo, dado os variados processos fisiológicos e patológicos estudados. Diante da pandemia, fez-se necessária a adoção de estratégias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, a fim de atenuar lacunas deixadas pelo ensino remoto.Diante disso, este trabalho possui como objetivo relatar a experiência de produção e aplicação de uma sequência didática, como metodologia ativa de ensino, sobre o conteúdo “Repato tecidual: Cicatrização e Regeneração”, do componente curricular Patologia, para uma turma do curso de Enfermagem da UEPA.O método possibilitou maior interação e dinamismo para a exploração do conteúdo, deixando o ensino remoto menos monótono e tornando os acadêmicos protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Reparo Tecidual; Sequência Didática; Metodologias Ativas.

 

Abstract

Tissue repairisone of the contentes covered in the Pathology curricular component, considered complex, given the varied physiologica land pathological processes studied. Faced with the pandemic, it was necessary to adopt strategies that contribute to the teaching-learning process, in order to mitigate gaps left by remote teaching. There fore, this work aims to report the experience of productionand application of a didactic sequence, as anactive teaching methodology, on the content "Tissue Repato: Healingand Regeneration", from the Pathology curricular component, for a classof the Nursing course of UEPA. The methode nabled greater interaction and dynamism for the exploration of content, making remote teaching less monoto nousand making academics protagonists of their teaching-learning process.

Keywords: Tissue Repair; Following teaching; Active Methodologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Benedito dos Santos Batista Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi monitor acadêmico bolsista dos componentes curriculares Patologia e Parasitologia, ambos do Departamento de Patologia da UEPA (DPAT-UEPA).

E-mail: netto1443@gmail.com         Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3228-2340

 

Silvio Henrique dos Reis Júnior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Biomédico graduado pela Universidade de Marília (UNIMAR). Mestre em Biologia Parasitária na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPG-BPA) do Instituto Evandro Chagas (IEC). Biomédico efetivo da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).  E-mail: silviohrjr@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5795-9453

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 321
  • pdf downloads: 203

Como Citar

DOS SANTOS BATISTA NETO, J. B.; DOS REIS JÚNIOR, S. H. Uso de sequência didática como metodologia ativa para o ensino remoto do conteúdo “Reparo Tecidual” para o curso de enfermagem: Use of didactic sequence as anactive methodology for remote teaching of the content “Tissue Repair”. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5322. Acesso em: 24 abr. 2024.