A padronização da prática dos professores alfabetizadores: uma análise da formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa –PNAIC

The standardization of the practice of literacy teachers: an analysis of the formation of the national pact for literacy at the right age - PNAIC

Autores

Resumo

As propostas de formação de professores tem sido, ao longo dos anos, um campo fértil para pesquisas, sobretudo a formação continuada. Este artigo analisa a proposta da formação continuada intitulada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC ofertada pelo Ministério da Educação - MEC nos anos de 2013 e 2014 e, possíveis processos de padronização da prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e crítica, cujo instrumento utilizado para a geração dos dados foi o grupo focal. Os resultados indicam que embora a formação do PNAIC tenha levado os professores a fazerem uma reflexão sobre a prática em sala de aula, pareceu não avançar para transformações significativas do contexto pedagógico, metodológico e social do cotidiano escolar.

Palavras-chave:  Padronização da prática; Professores alfabetizadores; Pacto nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC.

                                                                                                                                         

 

Abstract

The proposals for teacher training have been, over the years, a fertile field for research, especially continuing education. This article analyzes the continuing education proposal entitled National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC offered by the Ministry of Education - MEC in the years 2013 and 2014 and possible processes of standardization of pedagogical practice of literacy teachers. This is a qualitative and critical study, whose instrument used for data generation was the focus group. The results indicate that although the PNAIC training has led teachers to reflect on their classroom practice, it did not seem to move towards significant transformations of the pedagogical, methodological and social context of everyday school life.

Keywords: Standardization of practice; Literacy teachers; National pact for literacy at the right age -  PNAIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Vieira Amorim Franco, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Secretaria de Educação do DF. Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação pela UnB. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela UCB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa, Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas – GEPPESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe. E-mail: maira.vaf@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8813-5249

Otília Maria A. N. A. Dantas, Universidade de Brasília - UnB

Professora Associada da FE/UnB. Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela UFRN e PHD em Educação pela UnB. Professora Permanente do PPGE da Faculdade de Educação/UnB. Desenvolve estudos sobre: formação de professores, Pedagogia, Didática, prática docente e saberes docentes. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - GEPPESP. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa - CEP/UnB. E-mail: otiliadantas@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5164-2543

Danyella Martins Medeiros, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Secretaria de Educação do DF. Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação pela UnB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe. E-mail: danyelamedeiros@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5267-2517

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • pdf downloads: 118

Como Citar

AMORIM FRANCO, M. V.; A. N. A. DANTAS, O. M. .; MARTINS MEDEIROS, D. A padronização da prática dos professores alfabetizadores: uma análise da formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa –PNAIC: The standardization of the practice of literacy teachers: an analysis of the formation of the national pact for literacy at the right age - PNAIC. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5318. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)