Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH: reflexões sobre o acompanhamento integral escolar, legislações e educação especial

Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD: reflections on integral school monitoring, legislation and special education

Autores

Resumo

Esse estudo objetiva dialogar sobre as noções e definições atuais direcionadas a temática do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na área da educação voltado para a perspectiva da inclusão no acompanhamento integral escolar. Tais apontamentos foram correlacionados com análises das legislações relacionadas ao TDAH no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque interpretativista que correlaciona a Educação Especial. Os resultados revelaram que as condutas associadas ao TDAH estão na esfera do processo de adiantamento do diagnóstico e pouco descrevem as condicionantes do acompanhamento integral. A perspectiva inclusiva ainda não compreende o TDAH no público-alvo nas leis atuais. A falta de financiamento público e formação são fatores complicadores para o delineamento do atendimento que fica em urgência a cargo da escola.   

Palavras-chave: Acompanhamento Integral Escolar; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Educação Especial.

 

Abstract

This study aims to discuss the current notions and definitions directed to the theme of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) around ​​education focused on the perspective of inclusion in comprehensive school monitoring. Such notes were correlated with analyzes of legislation related to ADHD in Brazil. This is qualitative research with an interpretive approach that correlates Special Education. The results revealed that the behaviors associated with ADHD are in the sphere of the process of advancing the diagnosis and little describe the conditions of the integral follow-up. The inclusive perspective still does not understand ADHD in the target audience in current laws. The lack of public funding and training are complicating factors for the design of care that is in charge of the school.

Keyworlds: Comprehensive School Monitoring; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Special Education.

 

Biografia do Autor

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Campus Itapina

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus – Itapina; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestre em Educação/ Educação Especial – UFES; Especialista em Atendimento Educacional Especializado

E-mail: nahun.goncalves@ifes.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5684-0880

Yrllana Nascimento Felix, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Graduanda em Pedagogia no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus – Itapina

Professora no Colégio Adventista do Espírito Santo

E-mail: felixyrllana07@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7563-4118

Beatriz Alves Silva, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Professora de Atendimento Educacional Especializado no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus – Itapina; Especialista em Libras, Educação Especial e Educação Inclusiva. Graduada em Licenciatura em Ciências Agrícolas – IFES.

E-mail: beatriz.silva@ifes.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7280-1649  

Downloads

Publicado

28/05/2022

Edição

Seção

Artigos