Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH: reflexões sobre o acompanhamento integral escolar, legislações e educação especial
Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD: reflections on integral school monitoring, legislation and special education
Resumo
Esse estudo objetiva dialogar sobre as noções e definições atuais direcionadas a temática do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na área da educação voltado para a perspectiva da inclusão no acompanhamento integral escolar. Tais apontamentos foram correlacionados com análises das legislações relacionadas ao TDAH no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque interpretativista que correlaciona a Educação Especial. Os resultados revelaram que as condutas associadas ao TDAH estão na esfera do processo de adiantamento do diagnóstico e pouco descrevem as condicionantes do acompanhamento integral. A perspectiva inclusiva ainda não compreende o TDAH no público-alvo nas leis atuais. A falta de financiamento público e formação são fatores complicadores para o delineamento do atendimento que fica em urgência a cargo da escola.
Palavras-chave: Acompanhamento Integral Escolar; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Educação Especial.
Abstract
This study aims to discuss the current notions and definitions directed to the theme of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) around education focused on the perspective of inclusion in comprehensive school monitoring. Such notes were correlated with analyzes of legislation related to ADHD in Brazil. This is qualitative research with an interpretive approach that correlates Special Education. The results revealed that the behaviors associated with ADHD are in the sphere of the process of advancing the diagnosis and little describe the conditions of the integral follow-up. The inclusive perspective still does not understand ADHD in the target audience in current laws. The lack of public funding and training are complicating factors for the design of care that is in charge of the school.
Keyworlds: Comprehensive School Monitoring; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Special Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 680
- pdf downloads: 734