Juvenilização no CEEBJA de Chopinzinho (PR) e as suas relações com o mundo do trabalho e da educação

Juvenilization in CEEBJA of Chopinzinho (PR) and its relations with the world of work and education

Autores

Resumo

Analisam-se, neste estudo, as causas da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Chopinzinho, município da região Sudoeste do Paraná. Iniciamos expondo as categorias juventude, educação e trabalho e como estão imbricadas aos processos de escolarização da juventude da classe trabalhadora. Em seguida, contextualizamos alguns eventos da história da EJA no Brasil. Por fim, apresentamos dados referentes ao número de matrículas da EJA nos últimos anos, os quais revelam o crescente número de jovens nessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo, realizada no Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) do referido município, foram aplicados questionários semiestruturados aos jovens de 18 a 29 anos de idade, estudantes do Ensino Médio, com vistas a analisar os principais aspectos que têm levado esses estudantes a interromper seus estudos no ensino regular e posteriormente retornar para a EJA. 

Palavras-chave: Educação; Juvenilização na EJA; Trabalho

 

Abstract

This study analyzes the causes of juvenilization in Educação de Jovens e Adultos – EJA – (Youth and Adult Education) in Chopinzinho, a municipality in the southwest region of Paraná. Initially, we expose the categories of youth, education, and work and how they are intertwined with the schooling processes of working-class youth. Next, we contextualize some events in the history of EJA in Brazil. Finally, we present data regarding the number of EJA enrollments in recent years, which reveal the growing number of young people in this type of education. In the field research, carried out at the Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos – CEEBJA – (Youth and Adult Basic Education Center) of the municipality, semi-structured questionnaires were applied to young people between 18 and 29 years of age, high school students, to analyze the main aspects that have led these students to interrupt their studies in regular school and subsequently return to EJA. 

Keywords: Education; Juvenilization in EJA; Work.

 

Biografia do Autor

Ana Claudia de Camargo, UNIOESTE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR). E-mail: camargoana446@gmail.com. Orcid:  0000-0001-6664-830X

Suely Aparecida Martins , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR).

E-mail: martins_sue@hotmail.com.  Orcid: 0000-0002-7876-6634

Downloads

Publicado

23/11/2022