Questões Sociocientíficas na prática docente de professores de Química de Confresa-MT

Socioscientific Issues in the teaching practice of Chemistry teachers from Confresa-MT

Autores

Resumo

As QSC consistem em uma abordagem de ensino que emergiu do movimento CTS, mas se configuram como uma abordagem de ensino mais abrangente, ao incorporar no Ensino de Ciências questões regionais, ideológicas, econômicas, éticas, morais e políticas. O presente estudo tem como objetivo analisar se as percepções e práticas metodológicas dos professores de Química da cidade de Confresa-MT se aproximam das QSC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória em relação aos objetivos. Os resultados principais vão na linha de que nem todos os professores conhecem ou até mesmo ouviram falar sobre as QSC. Após a pesquisa, percebe-se que a abordagem de ensino utilizada pelos professores participantes da pesquisa, em sala de aula, ainda não contempla o movimento CTS em sua totalidade, e para o uso das QSC ainda existe um longo caminho.

Palavras-chave: Abordagem de Ensino; Ensino Inovador; Movimento CTS.

 

Abstract

The SSI consist of a teaching approach that emerged from the STS movement, but it is configured as a more comprehensive teaching approach, by incorporating regional, ideological, economic, ethical, moral and political issues into Science Teaching. The present study aims to analyze whether the conceptions, perceptions and methodological practices of Chemistry teachers in the city of Confresa-MT are close to the SSI. It is a qualitative and exploratory research in relation to the objectives. The main results are in line with the fact that not all teachers know or even heard about SSI. After the research, it can be seen that the teaching approach used by the teachers participating in the research, in the classroom, still does not contemplate the STS movement in its entirety, and for the use of SSI there is still a long way to go.

Keyword: Teaching Approach; Innovative Teaching; Movement STS.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, IFMT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Em Ensino (PPGEn - IFMT-UNIC - 2021). Graduada em Ciências da Natureza com habilitação em Química (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências (IFMT). Professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC). E-mail: jessicaandrade776@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6719-0898

 

 

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, IFMT

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química. Possui Especialização em Química. Mestrado em Ciência de Materiais e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). E-mail: ana.alves@ifmt.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0670-1978

Downloads

Publicado

29/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 52
  • pdf downloads: 49

Como Citar

DE OLIVEIRA ANDRADE BORGES, J.; TASINAFFO ALVES, A. C. Questões Sociocientíficas na prática docente de professores de Química de Confresa-MT: Socioscientific Issues in the teaching practice of Chemistry teachers from Confresa-MT. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5299. Acesso em: 25 abr. 2024.