A coordenação pedagógica e a escola no processo de afirmação de identidades culturais quilombolas

Pedagogical supervisor and school in the process of affirmating quilombolas cultural identities

Autores

  • Ryanne Mayse Chalega Lima ryannemayse37@gmail.com
    UFRPE
  • Anderson Fernandes de Alencar anderson.alencar@ufape.edu.br
  • Monaliza Rios Silva monaliza.rios@ufape.edu.br

Resumo

A coordenação pedagógica é fundamental na medida em que a esta cabe realizar a articulação entre as propostas curriculares e os professores(as) da escola, organizando junto a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação destas propostas. Neste estudo buscamos analisar quais ações são desempenhadas por este sujeito no processo de construção de identidades culturais em uma comunidade quilombola. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória e adotamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Enquanto resultados obtidos percebemos que muitos são os desafios enfrentados na sua função articuladora, dentre eles que o coordenador pedagógico é um ator privilegiado em garantir um trabalho educativo sensível e diferenciado as especificidades étnicas exigidas por esse grupo social.

Palavras-chave: educação quilombola; identidades; coordenação pedagógica.

 

Abstract

The pedagogical supervisor is fundamental as he/she is responsible for articulating the curricular proposals and the teachers of the school, reflecting, organizing participation and means for the implementation of these proposals with them. In this study we seek to analyze which actions are performed by this subject in the process of building cultural identities in a quilombola community. Therefore, we carried out an exploratory research and adopted the semi-structured interview as a data collection instrument. As results obtained, we realize that there are many challenges faced in its articulating function, among them the deviation of function, that the pedagogical supervisor is also a privileged actor in guaranteeing a sensitive and differentiated educational work to the ethnic specificities required by this social group.

Keywords: educação quilombola; identities; pedagogical supervisor.

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Biografia do Autor

Ryanne Mayse Chalega Lima, UFRPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (2015-2018). Bolsista do PET Conexões de Saberes – Comunidades Populares (2016-2018). Especialista em Psicopedagogia – UPE (2019-2020). Atualmente atua como Professora na Rede Municipal de Belo Jardim – PE.

E-mail: ryannemayse37@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2731-6681

Anderson Fernandes de Alencar

Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2007 e 2012). Foi membro e consultor do Instituto Paulo Freire. É professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) no Curso de Licenciatura em Pedagogia e líder do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire (GPEEIPF) da UFAPE. Atua como professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) / UFRPE.

E-mail: anderson.alencar@ufape.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1539-1775

Monaliza Rios Silva

Possui Graduação em Letras (UFPE, 2005). Possui Doutorado em Literatura, Cultura e Tradução (PPGL/UFPB, 2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). É líder do NUPELEM - Núcleo de Pesquisa em Literaturas Escritas por Mulheres: decolonialidades, diversidades e política cultural (CNPq/UFAPE).

E-mail: monaliza.rios@ufape.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7682-643X

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

MAYSE CHALEGA LIMA, R.; DE ALENCAR, A. F. .; SILVA, M. R. . A coordenação pedagógica e a escola no processo de afirmação de identidades culturais quilombolas: Pedagogical supervisor and school in the process of affirmating quilombolas cultural identities . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5296. Acesso em: 13 abr. 2024.