A coordenação pedagógica e a escola no processo de afirmação de identidades culturais quilombolas
Pedagogical supervisor and school in the process of affirmating quilombolas cultural identities
Resumo
A coordenação pedagógica é fundamental na medida em que a esta cabe realizar a articulação entre as propostas curriculares e os professores(as) da escola, organizando junto a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação destas propostas. Neste estudo buscamos analisar quais ações são desempenhadas por este sujeito no processo de construção de identidades culturais em uma comunidade quilombola. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória e adotamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Enquanto resultados obtidos percebemos que muitos são os desafios enfrentados na sua função articuladora, dentre eles que o coordenador pedagógico é um ator privilegiado em garantir um trabalho educativo sensível e diferenciado as especificidades étnicas exigidas por esse grupo social.
Palavras-chave: educação quilombola; identidades; coordenação pedagógica.
Abstract
The pedagogical supervisor is fundamental as he/she is responsible for articulating the curricular proposals and the teachers of the school, reflecting, organizing participation and means for the implementation of these proposals with them. In this study we seek to analyze which actions are performed by this subject in the process of building cultural identities in a quilombola community. Therefore, we carried out an exploratory research and adopted the semi-structured interview as a data collection instrument. As results obtained, we realize that there are many challenges faced in its articulating function, among them the deviation of function, that the pedagogical supervisor is also a privileged actor in guaranteeing a sensitive and differentiated educational work to the ethnic specificities required by this social group.
Keywords: educação quilombola; identities; pedagogical supervisor.
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