Instituto de Educação “Fernando Costa” de Presidente Prudente/SP: reflexões sobre aspectos da formação docente (1953-1971)

Fernando Costa Institute of Education of Presidente Prudente/SP: reflections on teaching training (1953-1971)

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi reconstituir aspectos da formação docente ocorrida no Curso Normal do Instituto de Educação (IE) “Fernando Costa” de Presidente Prudente/SP, no período de 1953 a 1971. A investigação foi realizada mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, abrangendo relatos das docentes que trabalharam na referida instituição e no momento da pesquisa eram aposentadas. Para isso, foram utilizados os procedimentos de identificação, localização, reunião, seleção, sistematização e análise de fontes relacionadas ao Curso Normal do IE “Fernando Costa”. Constatam-se que a formação no Instituto de Educação em questão, ocorria com a valorização das disciplinas, com a renovação, utilizando os métodos modernos de ensino e também autores que ainda são utilizados na atualidade para a formação docente.

Palavras-chave: História da Educação; formação docente; Instituto de Educação.

 

Abstract

The objective of this study was to reconstruct aspects of teacher training that took place in the Normal Course of the "Fernando Costa" Institute of Education in the city of Presidente Prudente/SP, from 1953 to 1971. An investigation was carried out using the Historical approach, focused on the documentary and bibliographic, covering reports of documents that work at the educational institution and at the time of the investigation that were withdrawn. For this, the procedures of identification, location, meeting, selection, systematization and analysis of sources related to the Normal Course of the "Fernando Costa" Institute of Education were used. It seems that training at the Institute of Education in this field occurs with the valorization of the subjects, with a revision, using modern teaching methods and also with the authors that are still used today for teacher training.

Key-words: History of Education; teacher training; Institute of Education.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campus do Pantanal)

Professor do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal -UFMS/CPAN. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Campus de Presidente Prudente) e estágio de Pós-doutorado em Educação na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Licenciado em Pedagogia pela Unesp (Campus de Presidente Prudente). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Histórias e Memórias da Educação – HISMEE. E-mail: jorge.mariano@ufms.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1716-6763.

 

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista – Unesp (Campus de Marília)

Professora do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal -UFMS/CPAN. Doutora, Mestra em Educação, Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista-Unesp (Campus de Marília). Especialista em Gestão Escolar e psicopedagoga institucional e clínica. E-mail: alinenovaesc@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6640-461X.

 

Downloads

Publicado

29/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 168
  • pdf downloads: 89

Como Citar

MAZZEO MARIANO, J. L.; DE NOVAES CONCEIÇÃO, A. Instituto de Educação “Fernando Costa” de Presidente Prudente/SP: reflexões sobre aspectos da formação docente (1953-1971): Fernando Costa Institute of Education of Presidente Prudente/SP: reflections on teaching training (1953-1971). Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5291. Acesso em: 22 nov. 2024.