As dimensões formativas que constituem as identidades de educadores ambientais
Las dimensiones formativas que constituyen las identidades de los educadores ambientales
Resumo
A Educação Ambiental contribui para problematizar as relações socioambientais, mobilizando uma percepção ecológica e uma ação reflexiva. Assim, compreender a constituição dos sujeitos que a promovem é relevante. O objetivo deste artigo é apresentar o recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual busca compreender quais são as dimensões formativas da identidade de educador ambiental. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica de viés fenomenológico-hermenêutico, de teses, artigos e resumos científicos, que abordam a temática. Os resultados apontam para uma ênfase nos processos de constituição formais, com destaque para a inserção da temática ambiental na formação de professores, e uma carência em pesquisas que abordem outras dimensões formativas, como experiências de educação não-formal.
Palavras-chave: Educação ambiental; Formação de professores; Identidade.
Resumen
La Educación Ambiental contribuye a problematizar las relaciones socio-ambientales, movilizando una percepción ecológica y una acción reflexiva. Por ello, es relevante entender la constitución de los sujetos que la promueven. El objetivo de este artículo es presentar el corte de una investigación doctoral, que busca comprender cuáles son las dimensiones formativas de la identidad del educador ambiental. La metodología utilizada fue una revisión bibliográfica de sesgo fenomenológico-hermenéutico, de tesis, artículos y resúmenes científicos, que abordan el tema. Los resultados apuntan a un énfasis en los procesos de constitución formal, con énfasis en la inserción del tema ambiental en la formación del profesorado, y una falta de investigación sobre otras dimensiones formativas, como las experiencias de educación no formal.
Palabras clave: Educación ambiental; Formación de profesores; Identidad.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 156
- pdf downloads: 110