As dimensões formativas que constituem as identidades de educadores ambientais

Las dimensiones formativas que constituyen las identidades de los educadores ambientales

Autores

  • Sabrina Meirelles Macedo sabrinameirelles@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande
  • Narjara Mendes Garcia narjaramg@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0003-0947-6542

Resumo

A Educação Ambiental contribui para problematizar as relações socioambientais, mobilizando uma percepção ecológica e uma ação reflexiva. Assim, compreender a constituição dos sujeitos que a promovem é relevante. O objetivo deste artigo é apresentar o recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual busca compreender quais são as dimensões formativas da identidade de educador ambiental. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica de viés fenomenológico-hermenêutico, de teses, artigos e resumos científicos, que abordam a temática. Os resultados apontam para uma ênfase nos processos de constituição formais, com destaque para a inserção da temática ambiental na formação de professores, e uma carência em pesquisas que abordem outras dimensões formativas, como experiências de educação não-formal.

Palavras-chave: Educação ambiental; Formação de professores; Identidade.

 

Resumen

La Educación Ambiental contribuye a problematizar las relaciones socio-ambientales, movilizando una percepción ecológica y una acción reflexiva. Por ello, es relevante entender la constitución de los sujetos que la promueven. El objetivo de este artículo es presentar el corte de una investigación doctoral, que busca comprender cuáles son las dimensiones formativas de la identidad del educador ambiental. La metodología utilizada fue una revisión bibliográfica de sesgo fenomenológico-hermenéutico, de tesis, artículos y resúmenes científicos, que abordan el tema. Los resultados apuntan a un énfasis en los procesos de constitución formal, con énfasis en la inserción del tema ambiental en la formación del profesorado, y una falta de investigación sobre otras dimensiones formativas, como las experiencias de educación no formal.

Palabras clave: Educación ambiental; Formación de profesores; Identidad.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Bolsista CAPES. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência como docente na Educação Básica nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como professora- tutora no curso de Pedagogia na modalidade de ensino à distância (EaD) pela Universidade Aberta – UAB- FURG. Email: sabrinameirelles@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5644-6069

 

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Possui graduação em Pedagogia – Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambiente; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura. E-mail: narjaramg@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0947-6542

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 129
  • pdf downloads: 100

Como Citar

MEIRELLES MACEDO, S.; MENDES GARCIA, N. As dimensões formativas que constituem as identidades de educadores ambientais: Las dimensiones formativas que constituyen las identidades de los educadores ambientales. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5287. Acesso em: 20 abr. 2024.