Educação Estético-Ambiental e Educação Física Escolar: o que revelam os trabalhos publicados nos últimos dez anos

Environmental-Aesthetic Education and School Physical Education: what the works published in the last ten years reveal

Autores

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado e tem o objetivo de compreender o que vem sendo publicado sobre a Educação Física Escolar (EFE) na perspectiva da Educação Estético-Ambiental (EEA) nos últimos dez anos, ou seja, de 2010 a 2020, nas plataformas CAPES e BDTD. Recorremos à análise de conteúdo a fim de investigar os trabalhos científicos publicados acerca da ligação dos temas, resultando em três grupos temáticos, a saber: (1) Formação de profissionais de EF: um diálogo com o estético, o corpo e a EA; (2) Educação Ambiental e Educação Física: o desempenho, o meio ambiente e o capitalismo e (3) Educação estética ambiental: possibilidades no campo da Educação Infantil, da Arquitetura e da Arte. Os resultados encontrados evidenciam uma lacuna de publicações de trabalhos que contemplem o entrelaçamento entre a Educação Física Escolar e a Educação Estético-Ambiental.

Palavras-chave: Educação Física; Educação Ambiental; Educação Estético-Ambiental.

 

Abstract

The present work is an excerpt from a Master's research and aims to understand what has been published about School Physical Education (EFE) from the perspective of Aesthetic-Environmental Education (EEA) in the last ten years, that is, from 2010 to 2020, on the CAPES and BDTD platforms. We resorted to content analysis in order to investigate published scientific works about the connection of themes, resulting in three thematic groups, namely: (1) Training of PE professionals: a dialogue with the aesthetic, the body and EA; (2) Environmental Education and Physical Education: performance, the environment and capitalism and (3) Environmental aesthetic education: possibilities in the field of Early Childhood Education, Architecture and Art. The results found show a lack of publications of works that contemplate the intertwining between School Physical Education and Aesthetic-Environmental Education.

Keywords: Physical Education; Environmental education; Aesthetic-Environmental Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Custódio Silvino, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, na Universidade Federal do Rio Grande/RS-FURG. Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL. Graduação em Educação Física-Licenciatura-FURG.

E-mail:  flaviana_silvino@hotmail.com              Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-2725-1411

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande-FURG. E-mail: lndolci@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1427-2088

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • pdf downloads: 120

Como Citar

SILVINO, F. C.; DOLCI, L. N. Educação Estético-Ambiental e Educação Física Escolar: o que revelam os trabalhos publicados nos últimos dez anos: Environmental-Aesthetic Education and School Physical Education: what the works published in the last ten years reveal. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5279. Acesso em: 29 mar. 2024.