Utilizando o QRCOde como alternativa didático-pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza
Using the QRCode as a teaching-pedagogical alternative in the Teaching of Nature Sciences
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância dos recursos tecnológicos para o Ensino de Ciências, através do relato de uma experiência acerca do uso do QRCode como possibilidade inovadora, fruto de uma ação extensiva articulada entre a Educação Básica e Ensino Superior. O método inicialmente pautou a organização de um curso a ser ofertado de forma remota, tendo como público-alvo profissionais da educação, graduandos e pós-graduandos, sob gestão de discentes e um docente da Universidade Federal do Pampa. O curso apresentou a forma de obtenção do QRCode de texto, áudio e vídeo. Pode-se concluir que os participantes se apropriaram da construção desta ferramenta, vislumbrando o seu uso em outras áreas do conhecimento. Outrossim, para além dos objetivos do curso, alguns professores que alcançaram rendimento exitoso, entraram em contato com a equipe executora, a fim de obter os materiais utilizados na mediação didático-pedagógica (slides, vídeos, artigos, textos, ebooks), para reproduzirem as etapas com suas instituições de atuação.
Palavras-chave: Formação continuada; Ensino de botânica; Tecnologias.
Abstract
This article presents a reflection on the importance of technological resources for Science Teaching, through the report of an experience about the use of QRCode as an innovative possibility, the result of an extensive action articulated between Basic Education and Higher Education. The method initially guided the organization of a course to be offered remotely, targeting education professionals, undergraduate and graduate students, under the management of students and a professor from the Federal University of Pampa. The course presented how to obtain the QRCode of text, audio and video. It can be concluded that the participants took ownership of the construction of this tool, envisioning its use in other areas of knowledge. Furthermore, in addition to the course objectives, some teachers who achieved successful performance got in touch with the executing team in order to obtain the materials used in the didactic-pedagogical mediation (slides, videos, articles, texts, ebooks), to reproduce the steps with their institutions of action.
Keywords: Continuing education; Teaching botany; Technologies.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 763
- pdf downloads: 274