Utilizando o QRCOde como alternativa didático-pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza

Using the QRCode as a teaching-pedagogical alternative in the Teaching of Nature Sciences

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância dos recursos tecnológicos para o Ensino de Ciências, através do relato de uma experiência acerca do uso do QRCode como possibilidade inovadora, fruto de uma ação extensiva articulada entre a Educação Básica e Ensino Superior. O método inicialmente pautou a organização de um curso a ser ofertado de forma remota, tendo como público-alvo profissionais da educação, graduandos e pós-graduandos, sob gestão de discentes e um docente da Universidade Federal do Pampa. O curso apresentou a forma de obtenção do QRCode de texto, áudio e vídeo. Pode-se concluir que os participantes se apropriaram da construção desta ferramenta, vislumbrando o seu uso em outras áreas do conhecimento. Outrossim, para além dos objetivos do curso, alguns professores que alcançaram rendimento exitoso, entraram em contato com a equipe executora, a fim de obter os materiais utilizados na mediação didático-pedagógica (slides, vídeos, artigos, textos, ebooks), para reproduzirem as etapas com suas instituições de atuação.

Palavras-chave: Formação continuada; Ensino de botânica; Tecnologias.

 

Abstract

This article presents a reflection on the importance of technological resources for Science Teaching, through the report of an experience about the use of QRCode as an innovative possibility, the result of an extensive action articulated between Basic Education and Higher Education. The method initially guided the organization of a course to be offered remotely, targeting education professionals, undergraduate and graduate students, under the management of students and a professor from the Federal University of Pampa. The course presented how to obtain the QRCode of text, audio and video. It can be concluded that the participants took ownership of the construction of this tool, envisioning its use in other areas of knowledge. Furthermore, in addition to the course objectives, some teachers who achieved successful performance got in touch with the executing team in order to obtain the materials used in the didactic-pedagogical mediation (slides, videos, articles, texts, ebooks), to reproduce the steps with their institutions of action.

Keywords: Continuing education; Teaching botany; Technologies.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

E-mail: icaro729@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0064-4039.

Débora Velasque de Souza, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete (IFFar), onde atuou como Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES). Especialista em Gestão Escolar (IFFar) e Mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Uruguaiana. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciomentria e Ensino de Ciências.

E-mail:  deboravelasque14@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6266-9936.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

E-mail: ailtondinardi@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5625-1787.

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 603
  • pdf downloads: 227

Como Citar

CUNHA, F. I. J.; SOUZA, D. V. de; DINARDI, A. J. Utilizando o QRCOde como alternativa didático-pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza: Using the QRCode as a teaching-pedagogical alternative in the Teaching of Nature Sciences. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5275. Acesso em: 25 abr. 2024.