A ascensão de matrículas na EJA em uma escola do interior do Rio Grande do Sul: o caso de um polo Sesi
The increase of enrollment rates in EJA in Rio Grande do Sul`s country school: the case of a SESI unit
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir e estabelecer uma comparação entre os resultados do mapeamento do Censo Escolar Brasileiro de 2020 e os dados de uma escola do interior gaúcho no que se refere à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A discussão teórica em que se sustenta a análise trata do resgate histórico da trajetória da EJA no Brasil, compreendendo assim a construção e trajetória dessa modalidade no âmbito nacional. Como metodologia, recorre-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os resultados apontam para um aumento de matrícula na escola pesquisada e com isso se evidencia a divergência de dados apresentada pelo Censo Escolar no cenário nacional.
Summary
This article`s goal is to debate and establish a comparison between the results of 2020`s Brazilian School Census mapping and data about a country school in the state of Rio Grande do Sul concerning Youth and Adult Education. The theoretical discussion in which the analysis is supported deals with the historical research about Youth and Adults Education in Brazil, thus understanding the building processes and the trajectory of this modality at the national level. Regarding the method, a qualitative approach is used through a case study. The results point to an increase in enrollment in the researched school, therefore being divergent from the data presented by the School Census in the national environment.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Matrículas; Censo Escolar.
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