A ascensão de matrículas na EJA em uma escola do interior do Rio Grande do Sul: o caso de um polo Sesi

The increase of enrollment rates in EJA in Rio Grande do Sul`s country school: the case of a SESI unit

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir e estabelecer uma comparação entre os resultados do mapeamento do Censo Escolar Brasileiro de 2020 e os dados de uma escola do interior gaúcho no que se refere à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A discussão teórica em que se sustenta a análise trata do resgate histórico da trajetória da EJA no Brasil, compreendendo assim a construção e trajetória dessa modalidade no âmbito nacional. Como metodologia, recorre-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os resultados apontam para um aumento de matrícula na escola pesquisada e com isso se evidencia a divergência de dados apresentada pelo Censo Escolar no cenário nacional.

 

Summary

This article`s goal is to debate and establish a comparison between the results of 2020`s Brazilian School Census mapping and data about a country school in the state of Rio Grande do Sul concerning Youth and Adult Education. The theoretical discussion in which the analysis is supported deals with the historical research about Youth and Adults Education in Brazil, thus understanding the building processes and the trajectory of this modality at the national level. Regarding the method, a qualitative approach is used through a case study. The results point to an increase in enrollment in the researched school, therefore being divergent from the data presented by the School Census in the national environment.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Matrículas; Censo Escolar.

 

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Biografia do Autor

Thais Emilia Reder, UNIPAMPA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Mestranda em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduanda em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense. Desde 2010 desempenha a função de Analista de Educação no SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: emiliareder@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7979-8315

Sonia Maria Da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e "Inovação pedagógica na formação acadêmico-profissional de profissionais da Educação" (GRUPI) UNIPAMPA-BAGÉ-RS.

E-mail soniajunqueira@unipampa.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5616-5344

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

EMILIA REDER, T.; MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, S. A ascensão de matrículas na EJA em uma escola do interior do Rio Grande do Sul: o caso de um polo Sesi: The increase of enrollment rates in EJA in Rio Grande do Sul`s country school: the case of a SESI unit. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5270. Acesso em: 21 dez. 2024.