Mobile learning: relatos de uma experiência

Mobile Learning: Reports from an Experience

Autores

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência realizada com a turma da 3ª série da Escola Café Filho fazendo uso de atividades gamificadas combinadas com Mobile Learning. Os alunos também demonstraram uma grande motivação ao jogarem os games, muitas vezes vibrando e pedindo para jogar mais. Isso comprova que os jogos mobile podem ser um recurso pedagógico para usar em disciplinas que são mais densas, melhorando o empenho dos alunos e tornando a aula mais lúdica e interativa. Portanto é possível concluir que é necessário se adaptar a essas necessidades desses nativos digitais que estão imersos nesse mundo digital, não censurando suas tecnologias digitais, mas sim inserindo-as eventualmente na educação básica como um instrumento pedagógico para que o ensino seja mais significativo para esses discentes.

Palavras-chave: Mobile Leraning; E-learning; Gamificação

 

Abstract

The present work is an experience report carried out with the 3rd grade class of Escola Café Filho using gamified activities combined with Mobile Learning. The students also showed great motivation when playing the games, often cheering and asking to play more. This proves that mobile games can be a pedagogical resource to use in subjects that are denser, improving student engagement and making the class more playful and interactive. Therefore, it is possible to conclude that it is necessary to adapt to these needs of these digital natives who are immersed in this digital world, not censoring their digital technologies, but eventually inserting them into basic education as a pedagogical instrument so that teaching is more meaningful for these people students.

Keywords: Mobile learning; E-learning; Gamification

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Baracho de Araujo, Uninassau

Graduado em Pedagogia pela UNINASSAU de Natal. Pós-Graduando em Pedagogia: Tecnologias da informação e comunicação na educação - Cursando na faculdade Dom Alberto.  Email: arthurgbaracho@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0010-5975

Vivian Maria Soares de Jesus

Graduada em Pedagogia pela UNINASSAU de Natal. Email: Viviansmaria122@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3761-2364

Cláudio Correia de Oliveira Neto, UNINASSAU

Atualmente é um dos coordenadores do Laboratório de Estudos do Catolicismo (LEC) do Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de Natal e Mestre em História e Espaço na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o projeto O reino de Deus no coração dos homens: o programa de educação política da arquidiocese de Natal (1972-1977). Formação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2015), Especialista em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2018), Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental (2009), Arquivista consultor voluntário no Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de Natal (2018), professor de Bens Culturais da Igreja (2019).  Email: correia.claudio@rocketmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7553-5590

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • pdf downloads: 123

Como Citar

BARACHO DE ARAUJO, A.; SOARES DE JESUS , V. . M.; CORREIA DE OLIVEIRA NETO, C. . Mobile learning: relatos de uma experiência: Mobile Learning: Reports from an Experience. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5264. Acesso em: 25 abr. 2024.