A precarização do trabalho do tutor virtual na educação a distância: reflexões sobre essa forma atípica e flexível de trabalho

The precariousness of the work of the virtual tutor in distance education: reflections on this atypical and flexible way of the working

Autores

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre as atividades do tutor virtual, visando discutir a forma laboral, atípica e flexível, que tem transformado os processos de ensino e de aprendizagem, evidenciando possíveis indícios de precarização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e documental. Estudo qualitativo com sete tutores de um Curso de especialização em Educação à distância. A investigação teve por base analítica o materialismo histórico-dialético a partir das análises empreendidas sobre uma categoria central: o trabalho. Concluiu-se que a atividade do tutor possui uma dinâmica de trabalho precarizada, contratada sob regime flexível, sem vínculo empregatício e com baixa remuneração além da utilização de espaço físico e equipamentos próprios, necessários à realização de suas atividades.

Palavras-chave: Precarização Trabalho; Trabalho docente; Educação a Distância.

 

Abstract

The article presents a study on the activities of the virtual tutor, aiming to discuss the atypical and flexible working form, which has transformed the teaching and learning processes, evidencing possible signs of precariousness of work. This is an applied, descriptive and documentary research. Qualitative study with seven tutors of a specialization course in distance education. The investigation was analytically based on historical-dialectical materialism, based on the analyzes carried out on a central category: work. It was concluded that the tutor's activity has a precarious work dynamic, contracted under a flexible regime, without an employment relationship and with low remuneration, in addition to the use of physical space and own equipment, necessary to carry out their activities.

Keywords: Precariousness of Work; Teaching work; Distance Education.        

 

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Biografia do Autor

Angelita Carvalho de Oliveira de Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Doutoranda em Educação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do IFSul. Mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSul (2021). Especialista em Linguagens Verbo-visuais pelo IFSul (2019). Graduada em Letras, com Licenciatura em Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela UFPel (2014). Atualmente, atua como professora de Língua Espanhola na Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED – Pelotas/RS. E-mail: angel.cdeoliveira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1291-5067

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Estágio Pós-doutoral (em curso) UFSM (2021). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2010). Mestre em Economia pelo (PIMES) UFPE (2003). Licenciada em Pedagogia pela UFPE (1998). Professora Associada IFSul/Campus Pelotas. Atualmente, atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do IFSul, e na Licenciatura em Computação. Email: marciarostas@ifsul.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4949-0023

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Doutor em Política Social pela UCPel (2018). Mestre em Educação pela UFMA (2009). Especialista em Avaliação Educacional pela UFMA (2001). Graduado em Pedagogia – Administração Escolar (1999). Professor IFSul/Campus Pelotas. Atualmente, atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do IFSul, e na Licenciatura em Computação. Email: guilhermerostas@ifsul.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5371-8396

 

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Publicado

26/11/2022
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Como Citar

CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS, A.; SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, M. H. .; RIBEIRO ROSTAS, G. . A precarização do trabalho do tutor virtual na educação a distância: reflexões sobre essa forma atípica e flexível de trabalho: The precariousness of the work of the virtual tutor in distance education: reflections on this atypical and flexible way of the working. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5261. Acesso em: 12 abr. 2024.