A precarização do trabalho do tutor virtual na educação a distância: reflexões sobre essa forma atípica e flexível de trabalho
The precariousness of the work of the virtual tutor in distance education: reflections on this atypical and flexible way of the working
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre as atividades do tutor virtual, visando discutir a forma laboral, atípica e flexível, que tem transformado os processos de ensino e de aprendizagem, evidenciando possíveis indícios de precarização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e documental. Estudo qualitativo com sete tutores de um Curso de especialização em Educação à distância. A investigação teve por base analítica o materialismo histórico-dialético a partir das análises empreendidas sobre uma categoria central: o trabalho. Concluiu-se que a atividade do tutor possui uma dinâmica de trabalho precarizada, contratada sob regime flexível, sem vínculo empregatício e com baixa remuneração além da utilização de espaço físico e equipamentos próprios, necessários à realização de suas atividades.
Palavras-chave: Precarização Trabalho; Trabalho docente; Educação a Distância.
Abstract
The article presents a study on the activities of the virtual tutor, aiming to discuss the atypical and flexible working form, which has transformed the teaching and learning processes, evidencing possible signs of precariousness of work. This is an applied, descriptive and documentary research. Qualitative study with seven tutors of a specialization course in distance education. The investigation was analytically based on historical-dialectical materialism, based on the analyzes carried out on a central category: work. It was concluded that the tutor's activity has a precarious work dynamic, contracted under a flexible regime, without an employment relationship and with low remuneration, in addition to the use of physical space and own equipment, necessary to carry out their activities.
Keywords: Precariousness of Work; Teaching work; Distance Education.
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