A organização pedagógica do trabalho docente: uma análise crítica no contexto do Programa Aprendizagem na Idade Certa

The Pedagogical Organization of the Teaching Activity: A critical analysis on the context of the Right Age Learning Program

Autores

Resumo

O Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) modificou a organização pedagógica das escolas públicas municipais cearenses, incidindo no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo busca analisar criticamente esse modelo, identificando as reverberações na prática docente e na aprendizagem dos estudantes. Fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, método de análise que contribui para o desvelamento do real. Apoia-se em pesquisa bibliográfica a partir dos estudos de Marx (2010; 2012; 2016), Mészáros (2008), Shiroma et al (2011); Saviani (1991; 2013) e Freitas (2011; 2012), e em estudo dos documentos referentes à criação e execução do PAIC. Evidenciou-se que esse modelo de organização pedagógica é pautado na preparação para os testes padronizados; em rotina pedagógica e material apostilado que engessam a ação docente; e formações fundamentadas no construtivismo.

Palavras-chave: Organização Pedagógica do Trabalho Docente; Programa Aprendizagem na Idade Certa; Escolas Públicas Municipais Cearenses.

 

Abstract

The Programa Aprendizagem na Idade Certa - Right Age Learning Program (PAIC) modified the pedagogical organization of Ceará municipal public schools with effect on the process of teaching and learning. This paper’s goal is to critically analyze this model, identifying the reverberations over the teaching activity and the students' learning capacity. It is based on the historical-dialectical materialism, analysis method that contributes to the unveiling of the real. It is also based on the bibliographical contribution from Marx (2010; 2012; 2016); Mészáros (2008); Shiroma et al (2011); Saviani (1991; 2013) e Freitas (2011; 2012), and also on the studies of documents referenced in the creation and execution of PAIC. It is verified then that this model of pedagogical organization is characterized by the preparation for the standard tests; on the pedagogical routine and material that plaster the teaching activity; and fundamented formations on the constructivism.

Keywords: Pedagogical Organization of the Teaching Activity; Right Age Learning Program; Ceará Municipal Public Schools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

 Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Emancipa/IMO Trabalho, Ontologia, Formação e Emancipação Humana. Membro do Grupo de Estudos Capitalismo e Teorias Críticas (CATE/FAFIDAM). E-mail: sirnetodh@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4334-1916

José Luis Monteiro da Conceição, Instituto de Formação Educacional da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Licenciado em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Especialista em Docência do Ensino Superior e Pedagogia Social. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (LIDAH). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção. E-mail: luisuneb1@hotmail.com; ORCID ID: https://orcid.org/0000- 0003-3496-8311

 

Lúcia Helena de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campi FAFIDAM/UECE, e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Coordenadora do Grupo de Estudos Capitalismo e Teorias Críticas (CATE/FAFIDAM). E-mail: lhelena.brito@uece.br; ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0242-0709  

 

Downloads

Publicado

24/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • pdf downloads: 231

Como Citar

VICENTE DA SILVA, S.; MONTEIRO DA CONCEIÇÃO, J. L.; DE BRITO, L. H. A organização pedagógica do trabalho docente: uma análise crítica no contexto do Programa Aprendizagem na Idade Certa: The Pedagogical Organization of the Teaching Activity: A critical analysis on the context of the Right Age Learning Program. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5252. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)