Base Nacional Comum Curricular - BNCC: uma análise das competências gerais

National Curricular Common Base - BNCC: an analysis of general competences

Autores

Resumo

Em 22 de dezembro de 2017 o Conselho Nacional de Educação - CNE apresenta a Resolução do CNE/CP Nº 2, que homologa a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  Este documento orienta e define um conjunto de competências, habilidades e aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, o presente artigo tem o intento de discutir sobre as dez competências gerais preconizadas pela Base. Evidenciou-se que as competências se constituem por um lado, como elementos para atender a lógica de mercado na educação reconhecidas e legitimadas pelo poder público (Estado), por outro lado, possibilitam que o aluno compreenda aquilo que pretende “saber” e, consequentemente, resolver situações problemas que possa encontrar ao longo da vida.

Palavras-chave: Aprendizagem; BNCC; Competências gerais.

 

Abstract

On December 22, 2017, the National Education Council - CNE presents the CNE/CP Resolution No. 2, which ratifies the National Common Curricular Base - BNCC. This document guides and defines a set of essential skills, abilities and learning that students must develop throughout the teaching and learning process. Through a bibliographic and documentary research, of a qualitative nature, this article intends to discuss the ten general competences recommended by the Base. It was evidenced that the competences are constituted, on the one hand, as elements to meet the market logic in education recognized and legitimized by the public power (State), on the other hand, they allow the student to understand what he wants to "know" and, consequently, solve situations and problems that you may encounter throughout your life.

Keywords: Learning; BNCC; General competences.

 

Biografia do Autor

José Luis Monteiro da Conceição , Instituto de Formação Educacional da Bahia -IFEB

Mestre em Educação. Pedagogo e Licenciado em Letras. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano- LIDAH. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção. E-mail: luisuneb1@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3496-8311

Joilson Batista de São pedro, Universidade do Estado da Bahia

 Mestre em Educação pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidade, Gestão da Educação e Trabalho – InterGESTO. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica. Especialista em leitura e Produção de Texto. Professor De Geografia da Rede Municipal de Ensino. E-mail: didazen@hotmail.com / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2543-6295

José Lucas Matias de Eça, Secretaria Municipal de Educação de Cairu

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Atualmente é coordenador de uma escola municipal. E-mail: lucasceeft@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5848-2100

 

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Publicado

06/03/2022

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Artigos