Limites e desafios para o exercício da gestão escolar democrática no olhar de John Dewey e Paulo Freire

Limits and challenges for the exercise of democratic school management in the eyes of John Dewey and Paulo Freire

Autores

  • Almir Paulo dos Santos almir.santos@uffs.edu.br
    Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim/RS
  • Juliane Bonez jubonez@yahoo.com.br
    Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim/RS https://orcid.org/0000-0003-2916-9865

Resumo

Este artigo discute o conteúdo expresso nos Planos Integrados de Escola (PIEs) referente à gestão escolar democrática. O objetivo é identificar as intencionalidades democráticas na formulação dos PIEs, seus limites e desafios para a gestão escolar democráticos. A fundamentação teórica encontra-se ancorada nas perspectivas de participação e democracia a partir de Dewey e Freire. Utiliza-se uma metodologia qualitativa por meio da análise documental. Evidencia-se que as intenções, dos gestores nos documentos, são claras com relação à preocupação em atender à comunidade escolar em paralelo ao desempenho das funções legais.

Palavras-chave: Democracia; Gestão Escolar; Experiências.

 

Abstract

This article discusses the content expressed in the Integrated School Plans (PIEs) regarding democratic school management. The objective is to identify the democratic intentions in the formulation of PIEs, their limits and challenges for democratic school management. The theoretical foundation is anchored in the perspectives of participation and democracy from Dewey and Freire. A qualitative methodology is used through document analysis. It is evident that the intentions of the managers in the documents are clear regarding the concern to serve the school community in parallel with the performance of legal functions.

Keywords: Democracy; School Management; Experiences.

 

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Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim/RS

Doutorado e Pós-doutorado em Educação UNISINOS/RS. Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim/RS. Linha II Pesquisa em Educação Não-formal Práticas Político-Sociais – e-mail: almir.santos@uffs.edu.br – ORCID - 0000-0002-9283-3178

Juliane Bonez, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim/RS

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordenadora da 15° coordenadoria de Educação – Erechim/RS – Colaboradora do grupo de pesquisa Educação e Democracia - UFFS (CNPq) – e-mail: julobonez@yahoo.com.br – ORCID - 0000-0003-2916-9865

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

DOS SANTOS, A. P.; BONEZ, J. . Limites e desafios para o exercício da gestão escolar democrática no olhar de John Dewey e Paulo Freire: Limits and challenges for the exercise of democratic school management in the eyes of John Dewey and Paulo Freire. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5249. Acesso em: 26 abr. 2024.