Etnoquímica na Educação Básica revisão bibliográfica sobre as produções no Brasil

Ethnochemistry in Basic Education: bibliographic review on productions in Brazil

Autores

  • Raquel Duarte Ferreira raquelquimica6@gmail.com
    Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Weder Martins Naiman wedermtn@gmail.com
  • Kachia Hedeny Techio kachia@unir.br

Resumo

Este artigo se configura como uma pesquisa bibliográfica por meio da coleta e análise de publicações nas bases de dados eletrônicas. Os seguintes critérios foram utilizados para definir a pesquisa: estudos publicados eletronicamente, artigos em português e artigos completos que abordam a temática da Etnoquímica na educação básica brasileira, estudos publicados a partir de 2005. Como resultado verificamos que a inserção de saberes culturais na escola tem obtido resultados producentes, os autores destacaram que é de suma importância que cada vez mais a cultura do aluno seja resgatada para dentro das salas de aulas, assim os conhecimentos que, por vezes, não teriam significado para o estudante, tornam-se importantes quando inseridos em seu cotidiano escolar, levando o aluno a pensar e a resolver os problemas locais, problemas que ele conhece, fazendo a busca por resoluções ter um significado diferente, ser mais interessante pois tem uma aplicação real.

Palavras-chave: Etnociência; Etnoquímica; Educação Básica.

 

Abstract

This article is configured as a bibliographic research through the collection and analysis of publications in electronic databases. The following criteria were used to define the research: electronically published studies, articles in Portuguese and complete articles that address the theme of Ethnochemistry in Brazilian basic education, studies published from 2005 onwards. As a result, we found that the insertion of cultural knowledge in school has After obtaining productive results, the authors highlighted that it is of paramount importance that the student's culture is increasingly rescued inside the classrooms, so the knowledge that, sometimes, would not have meaning for the student, becomes important when inserted. in their school routine, leading the student to think and solve local problems, problems that he knows, making the search for resolutions have a different meaning, be more interesting because it has a real application.

Keywords: Ethnoscience; Ethnochemistry; Basic education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Duarte Ferreira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.  Bolsista da CAPES.

E-mail: raquelquimica6@gmail.com       ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8002-9529

 

Weder Martins Naiman

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 

E-mail: wedermtn@gmail.com        ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2022-6894

Kachia Hedeny Techio

Doutora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

E-mail: kachia@unir.br            ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2277-8740

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 857
  • pdf downloads: 546

Como Citar

DUARTE FERREIRA, R.; MARTINS NAIMAN, W.; HEDENY TECHIO, K. Etnoquímica na Educação Básica revisão bibliográfica sobre as produções no Brasil: Ethnochemistry in Basic Education: bibliographic review on productions in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5241. Acesso em: 21 dez. 2024.