Ensinamentos sobre a vulnerabilidade: uma introdução segundo Marie Garrau

Lessons on vulnerability: an introduction according to Marie Garrau

Autores

Resumo

Esta é uma resenha de parte do livro Politiques de la Vulnérabilité (Políticas da Vulnerabilidade), da filosofa Marie Garrau. A autora debate os usos legítimos e problemáticos do termo vulnerabilidade a fim defendê-lo enquanto uma categoria relevante para o pensamento científico. Ela entende que a vulnerabilidade se desdobra em duas modalidades: fundamental e problemática. Conclui-se que a distinção conceitual defendida por Garrau tem a contribuir com a construção do conhecimento e se mostra um potente instrumento de apreensão e exame da realidade quando aplicada a casos empíricos, como no caso da pandemia de Covid-2019, momento que torna evidente a existência de uma vulnerabilidade fundamental e uma vulnerabilidade problemática.

Palavras-chave: Interdependência; Vulnerabilidade Fundamental; Vulnerabilidade Problemática.

 

Abstract

This is a review of part of the book “Policies of vulnerability” (Politiques de la Vulnérabilité), by the philosopher Marie Garrau. The author debates the legitimate and problematic uses of the term vulnerability in order to defend it as a relevant category for scientific thought. She understands that vulnerability unfolds in two modalities: fundamental and problematic. It is concluded that the conceptual distinction defended by Garrau is able to contribute to the construction of knowledge and seems to be a powerful tool for apprehending and analyzing reality when applied to empirical cases, for instance, as in the case of the Covid-2019 pandemic, at which the existence of a fundamental vulnerability and a problematic vulnerability becomes evident.

Keywords: Interdependence; Fundamental Vulnerability; Problematic Vulnerability.

Biografia do Autor

Natalia Heringer Mendonca, Université de Strasbourg

Mestra em Ciências Sociais e Ética pela Université de Strasbourg (2019) e graduada em Antropologia pela Universidade de Brasília (2009). Membro do NECON (Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza da Universidade de Brasília). Atua no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, na área de violência doméstica e familiar contra a mulher.

E-mail: natalia.mendonca@tjdft.jus.br     Orcid: 0000-0001-6280-6980

 

Nárgila Mara da Silva Bento, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE (UNIVASF). Tutora EaD do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi professora Substituta/ Temporária da Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-2012), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação (2013) e Especialista em Educação à distância: Fundamentos e Ferramentas (2016). Foi professora de Educação Física da Educação Básica do Estado do Ceará (2012-2017). Membro do NECON (Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza da Universidade de Brasília) e membro do LECCORPO (Laboratório de Estudos da Cultura Corporal (CNPq). E-mail: nargilabento@gmail.com      Orcid: 0000-0002-5941-190X

Downloads

Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Resenhas