As Representações Sociais de Crianças sobre o Trânsito

Children's Social Representations about Traffic

Autores

Resumo

Este artigo é um excerto de pesquisa realizada sobre a educação para o trânsito em escola da região metropolitana de Belém, a partir de experiência de Estágio em Ambiente Não-Escolar. Analisa as representações sociais de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre o Trânsito, baseado nos estudos da Teoria das Representações Sociais. Compreende uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa e um estudo de campo. Foi utilizada técnica a análise documental e como estratégia a técnica de produção de desenhos e entrevista aberta. O trabalho está fundamentado na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009) e nas concepções de Educação para o Trânsito (VASCONCELLOS, 1998). Conclui-se que as crianças não se consideram agentes principais no trânsito, percebendo que o semáforo e os carros são elementos mais relevantes para este fenômeno e se tornam os principais agentes desse movimento.

Palavras-chave: Representações Sociais; Trânsito; Educação para o Trânsito.

 

Abstract

This paper is the result of a traffic education’s activity conducted in a school of metropolitan area of Belem, Para, Brazil. The activity was conducted during an internship in the context of non-school environment. It analyzes the social representations of students from third year of elementary school about traffic. The activity analysis was based in the studies of Social Representations’ theory. The research consisted in a field study and explanatory research of qualitative approach. The Documental analysis was based in the drawing production and open interview techniques. The work is based on Social Representation’s theory (MOSCOVICI, 2009) and the Traffic Education concepts (VASCONCELLOS, 1998). We conclude that children do not consider themselves main agents in traffic, their perception is that traffic lights and cars are more relevant elements of this phenomenon, being for them, the main agents of Traffic.

Keywords: Social representation; Traffic; Traffic education.

 

 

Biografia do Autor

Herminio Tavares Santos, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará -UEPA. Professor do Instituto Federal do Pará – Campus Belém, Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGED-UEPA. Pedagogo formado pela UEPA (2002) com habilitação em Educação Especial e Bacharel e Letras, habilitação em LIBRAS formado pela UFSC (2012). Professor de LIBRAS aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência no uso e no ensino de LIBRAS (Nível Superior) - PROLIBRAS 2010 – herminio.tavares@ifpa.edu.br – ORCID: 0000-0002-2841-9044.

Marta Patrícia Oliveira Tavares

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2019), Coordenadora Pedagógica da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belém – martapot34@gmail.com – ORCID: 0000-0002-2569-9028.

Sheyla Cristina de Almeida de Moraes

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2019) e Graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) – sheylamoraesud@gmail.com – ORCID: 0000-0002-0126-2665.

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Publicado

15/04/2022

Edição

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Artigos