As Representações Sociais de Crianças sobre o Trânsito
Children's Social Representations about Traffic
Resumo
Este artigo é um excerto de pesquisa realizada sobre a educação para o trânsito em escola da região metropolitana de Belém, a partir de experiência de Estágio em Ambiente Não-Escolar. Analisa as representações sociais de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre o Trânsito, baseado nos estudos da Teoria das Representações Sociais. Compreende uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa e um estudo de campo. Foi utilizada técnica a análise documental e como estratégia a técnica de produção de desenhos e entrevista aberta. O trabalho está fundamentado na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009) e nas concepções de Educação para o Trânsito (VASCONCELLOS, 1998). Conclui-se que as crianças não se consideram agentes principais no trânsito, percebendo que o semáforo e os carros são elementos mais relevantes para este fenômeno e se tornam os principais agentes desse movimento.
Palavras-chave: Representações Sociais; Trânsito; Educação para o Trânsito.
Abstract
This paper is the result of a traffic education’s activity conducted in a school of metropolitan area of Belem, Para, Brazil. The activity was conducted during an internship in the context of non-school environment. It analyzes the social representations of students from third year of elementary school about traffic. The activity analysis was based in the studies of Social Representations’ theory. The research consisted in a field study and explanatory research of qualitative approach. The Documental analysis was based in the drawing production and open interview techniques. The work is based on Social Representation’s theory (MOSCOVICI, 2009) and the Traffic Education concepts (VASCONCELLOS, 1998). We conclude that children do not consider themselves main agents in traffic, their perception is that traffic lights and cars are more relevant elements of this phenomenon, being for them, the main agents of Traffic.
Keywords: Social representation; Traffic; Traffic education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 134
- pdf downloads: 122