O conteúdo “A Guerra do Paraguai” no material didático: uma análise qualitativa

“Paraguayan War” content in textbooks: a qualitative analysis

Autores

  • Nicole Loureiro da Silva nicole.silva@edu.unirio.br
    IFMG
  • Deyse Almeida dos Reis deysereis.reis@gmail.com

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise qualitativa do conteúdo “A Guerra do Paraguai” presente em materiais didáticos destinados ao 8° ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração os critérios aqui definidos, a análise foi realizada de acordo com a veracidade histórica do tema. Para isso, apresentou-se um histórico da guerra com antecedentes, desdobramento e consequências além de uma breve discussão a respeito da consolidação da política do livro didático no país. O desenvolvimento da pesquisa busca salientar a importância dos conteúdos referentes a Guerra do Paraguai presente nos materiais didáticos estarem em consonância com a História.

Palavras-chave: Livro Didático; Guerra do Paraguai; Sala de Aula.

 

Abstract

The research aims to present qualitative content "The War of Analysis" in materials available to Paraguay 8th year of Elementary School. Considering the seized quality, the analysis was carried out according to the veracity of the theme. For this, a history of the war was presented with evolution and consequences beyond the discussion about the textbook policy in the country. The research development seeks to highlight the importance of the contents of the Paraguayan War in teaching materials that are in line with History.

Keywords: Textbook; Paraguayan War; Classroom.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Loureiro da Silva, IFMG

Pós-Graduanda em Docência com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: nicole.silva@edu.unirio.br. ORCID: 0000-0001-7479-3996.

 

Deyse Almeida dos Reis

Pesquisadora graduada em Gestão da Qualidade e Ciências Biológicas, mestra e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Colabora em pesquisas científicas relacionadas às bacias hidrográficas, principalmente na bacia do rio Doce e do rio Paraopeba. Atualmente desenvolve pesquisas em algoritmos e novas abordagens metodológicas relacionadas à modelagem preditiva de nicho e distribuição de espécies arbóreas (em especial às espécies ameaçadas de extinção). E-mail: deysereis.reis@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6627-1247.

 

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 122
  • pdf downloads: 132

Como Citar

LOUREIRO DA SILVA, N.; ALMEIDA DOS REIS, D. . O conteúdo “A Guerra do Paraguai” no material didático: uma análise qualitativa: “Paraguayan War” content in textbooks: a qualitative analysis. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5219. Acesso em: 26 dez. 2024.