O conteúdo “A Guerra do Paraguai” no material didático: uma análise qualitativa
“Paraguayan War” content in textbooks: a qualitative analysis
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise qualitativa do conteúdo “A Guerra do Paraguai” presente em materiais didáticos destinados ao 8° ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração os critérios aqui definidos, a análise foi realizada de acordo com a veracidade histórica do tema. Para isso, apresentou-se um histórico da guerra com antecedentes, desdobramento e consequências além de uma breve discussão a respeito da consolidação da política do livro didático no país. O desenvolvimento da pesquisa busca salientar a importância dos conteúdos referentes a Guerra do Paraguai presente nos materiais didáticos estarem em consonância com a História.
Palavras-chave: Livro Didático; Guerra do Paraguai; Sala de Aula.
Abstract
The research aims to present qualitative content "The War of Analysis" in materials available to Paraguay 8th year of Elementary School. Considering the seized quality, the analysis was carried out according to the veracity of the theme. For this, a history of the war was presented with evolution and consequences beyond the discussion about the textbook policy in the country. The research development seeks to highlight the importance of the contents of the Paraguayan War in teaching materials that are in line with History.
Keywords: Textbook; Paraguayan War; Classroom.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 118
- pdf downloads: 127