Papel do livro didático na conscientização da doação de sangue

Role of the textbook in raising awareness of blood donation

Autores

  • Eliabi Pereira da Silva eliabiomolecular@gmail.com
    Universidade de Pernambuco
  • Múcio Luiz Banja Fernandes eliabiomolecular@gmail.com
    Universidade de Pernambuco

Resumo

Objetivo: analisar como vem sendo abordada nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, do 6.º ao 9.º ano, disponibilizado pelo PNLD/2020 a temática sobre Doação de Sangue. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo documental, usando como ferramenta estratégica em sala de aula o livro didático, seguindo a perspectiva de Lüdke M e André M (2013).  Os livros (Manual do Professor) foram selecionados a partir das coleções de Ciências disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2020 — do Ensino Fundamental Anos Finais, cada coleção possui 4 quatro volumes (6.º ao 9.º ano), disponibilizada para análise e escolha dos professores da rede pública de ensino do país. Foram identificadas 4 unidades de análise, não apresentou um capítulo específico sobre Doação de Sangue, apresentou-se linguagem clara e compreensível, com poucas figuras e algumas apresentaram anúncios do Ministério da Saúde.

Palavras-chave: Educação; Livro Didático; Doação de Sangue.

 

Abstract

Objective: to analyze how the theme of Blood Donation has been addressed in the Science textbooks of Elementary School, from the 6th to the 9th grade, made available by the PNLD/2020. The research is of a qualitative nature, of the documentary type, using the textbook as a strategic tool in the classroom, following the perspective of Lüdke M and André M (2013). The books (Teacher's Manual) were selected from the Science collections made available by the National Textbook Program PNLD 2020 — from Elementary School Final Years, each collection has 4 four volumes (6th to 9th year), available for analysis and choice of teachers in the country's public school system. Four units of analysis were identified, there was no specific chapter on Blood Donation, clear and understandable language was presented, with few figures and some presented advertisements from the Ministry of Health.

Keywords: Education; Teaching Book; Blood Donation.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliabi Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão FAINTVISA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil. Email: eliabiomolecular@gmail.com . Orcid: 0000-0002-5912-6164

 

Múcio Luiz Banja Fernandes, Universidade de Pernambuco

Graduado em Biologia pela Faculdade Frassinetti do Recife FAFIRE. Pós-doutor em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. Professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil. Email: mucio.banja@upe.br   Orcid: 0000-0003-2324-4334

Downloads

Publicado

24/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 211
  • pdf downloads: 227

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, E.; LUIZ BANJA FERNANDES, M. . Papel do livro didático na conscientização da doação de sangue: Role of the textbook in raising awareness of blood donation . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5208. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos