A formação docente na perspectiva do ensino colaborativo: entrelaçando saberes e fazeres

Teacher training in the perspective of collaborative teaching: intertwining knowledge and doing

Autores

Resumo

Este trabalho discute acerca de um projeto de pesquisa e extensão voltado à formação inicial e continuada de professores na perspectiva do ensino colaborativo, desenvolvido pelo Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - LaIFE, em 2020. Trata-se de um recorte de monografia, que teve por objetivo identificar as marcas das experiências vividas com a inclusão pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia), a fim de trazer contribuições para refletir a respeito das experiências vividas e o ser e fazer docência democrática e inclusivamente. Os dados analisados compõem o mural virtual, Padlet. Os resultados revelam a urgência de se entrelaçar sensibilidade e razão no processo de formação de professores, no sentido de trabalhar com a criação de possibilidades, de espaços/tempos dialógicos com e para a diferença humana, reafirmando o ensino colaborativo.

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Ensino Colaborativo.

 

Abstract

This work discusses the initial and continuing training of teachers from the perspective of inclusive education, supported by the concept of collaborative teaching, developed by the Laboratory of Inclusion, Cultural Training and Education - LaIFE, in 2020. It is an excerpt from my monograph, under the guidance of Prof. Dr. Érika Souza Leme, in which I seek to identify the marks of the experiences lived with inclusion by the participants (Primary Education teachers and Pedagogy undergraduates). Based on narrative research, I analyze the lived experiences recorded in Padlet, a virtual mural. The results reveal the limits of working alone, reaffirming that school inclusion is not a task for just one person, but for the collective, as proposed in collaborative teaching.

Keywords: Initial and continuing teacher training. Inclusive education. Collaborative Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (PPGE-UFF). Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense - FEUFF. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação”- LaIFE. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão: Educação Inclusiva na perspectiva do coensino: da teoria à sala de aula.
 E-mail: erikaleme@id.uff.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8088-6002



Luiza Basilio Ricardo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Licenciada do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense - FEUFF. Membro do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação”- LaIFE.
E-mail: luizabasilioricardo@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7745-6562

 

Downloads

Publicado

22/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 385
  • pdf downloads: 274

Como Citar

LEME, E. S.; RICARDO, L. B. A formação docente na perspectiva do ensino colaborativo: entrelaçando saberes e fazeres: Teacher training in the perspective of collaborative teaching: intertwining knowledge and doing. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5206. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos