Racional e razoável em Into the Void: mapas conceituais, transposição didática e abordagem interdisciplinar da ação antropogênica na destruição e no alento
Rational and reasonable in Into the Void: conceptual maps, didactic transposition and interdisciplinary approach of the anthropogenic action in destruction and relief
Resumo
Into the Void, canção da banda de rock Black Sabbath lançada em 1972, abarca, em sua pontual e contemporânea letra, a ação antropogênica na degradação do meio ambiente, do próprio planeta e da vida. Diante disso, o presente trabalho, com o objetivo de contribuir com a elaboração de propostas para uso em sala de aula, pretende investigar as maneiras pelas quais é possível realizar contextualização e transposição didática de temas ligados a ecologia, ética, ciência e tecnologia, todos presentes no referido texto, discutindo-os a partir da elaboração de mapas conceituais e de abordagem interdisciplinar, à luz das considerações acerca do racional e do razoável, de Jean Ladrière (2002).
Palavras-chave: Transposição didática; Mapas conceituais; Interdisciplinaridade.
Abstract
Into the Void, a song by the rock band Black Sabbath released in 1972, encompasses, in its precise and contemporary lyrics, the anthropogenic action in the degradation of the environment, the planet itself and life. Therefore, the present work, aiming to contribute with the elaboration of proposals to be used in classrooms, intends to investigate the ways in which it is possible to carry out contextualization and didactic transposition of themes related to ecology, ethics, science and technology, all present in the referred text, discussing them from the elaboration of concept maps and of an interdisciplinary approach, taking into account the considerations about the rational and the reasonable, by Jean Ladrière (2002).
Keywords: Didactic transposition; Conceptual Maps; Interdisciplinarity.
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