Racional e razoável em Into the Void: mapas conceituais, transposição didática e abordagem interdisciplinar da ação antropogênica na destruição e no alento

Rational and reasonable in Into the Void: conceptual maps, didactic transposition and interdisciplinary approach of the anthropogenic action in destruction and relief

Autores

Resumo

Into the Void, canção da banda de rock Black Sabbath lançada em 1972, abarca, em sua pontual e contemporânea letra, a ação antropogênica na degradação do meio ambiente, do próprio planeta e da vida. Diante disso, o presente trabalho, com o objetivo de contribuir com a elaboração de propostas para uso em sala de aula, pretende investigar as maneiras pelas quais é possível realizar contextualização e transposição didática de temas ligados a ecologia, ética, ciência e tecnologia, todos presentes no referido texto, discutindo-os a partir da elaboração de mapas conceituais e de abordagem interdisciplinar, à luz das considerações acerca do racional e do razoável, de Jean Ladrière (2002).

Palavras-chave: Transposição didática; Mapas conceituais; Interdisciplinaridade.

 

Abstract

Into the Void, a song by the rock band Black Sabbath released in 1972, encompasses, in its precise and contemporary lyrics, the anthropogenic action in the degradation of the environment, the planet itself and life. Therefore, the present work, aiming to contribute with the elaboration of proposals to be used in classrooms, intends to investigate the ways in which it is possible to carry out contextualization and didactic transposition of themes related to ecology, ethics, science and technology, all present in the referred text, discussing them from the elaboration of concept maps and of an interdisciplinary approach, taking into account the considerations about the rational and the reasonable, by Jean Ladrière (2002).

Keywords: Didactic transposition; Conceptual Maps; Interdisciplinarity.

             

Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Proponho e valorizo a intersecção entre diferentes áreas do saber para a obtenção de uma base sólida de fundamentação teórica e reflexão crítica - em suma, uma formação voltada para o clássico. Das áreas de Letras, Filosofia e Teologia, desenvolvo pesquisas acerca da intertextualidade das grandes narrativas da literatura universal com a Bíblia, da leitura comparada, do uso da Literatura como instrumento para o ensino de língua estrangeira e da produção de texto em nível médio. Possuo certificado internacional de proficiência em inglês - FCE (Cambridge English First), nível C1 - Avançado.

E-mail:  professorfernandobruno@gmail.com. ORCID  http://orcid.org/0000-0003-1999-3164

 

Alessandra Dutra, UTFPR

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1997), com Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/Londrina e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária. E-mail: alessandra@utfpr.edu.br

ORCID http://orcid.org/0000-0001-5119-3752

 

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências e mediação de tecnologia na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora.  E-mail: awdry@utfpr.edu.br

ORCID http://orcid.org/0000-0002-7459-3780

Downloads

Publicado

15/04/2022

Edição

Seção

Artigos