O Estudo do Meio como prática pedagógica intercultural no ensino de Geografia
A Study of the Environment as an intercultural pedagogical practice for teaching Geography
Resumo
As lutas contra as discriminações e desigualdades têm pressionado a Escola a superar o seu caráter monocultural e homogeneizador. A Interculturalidade Crítica aparece, então, como uma concepção de didática capaz de contribuir para a construção de uma educação e de uma sociedade verdadeiramente democráticas, articulando igualdade e o reconhecimento das diferenças culturais. Nesse contexto, mediante pesquisa bibliográfica e discussão teórica, busca-se analisar o Estudo do Meio como uma prática pedagógica que possibilita a concretização da Educação Intercultural Crítica no ensino de Geografia. A análise realizada considera que o Estudo do Meio favorece a interculturalidade crítica, propiciando a adoção das diferenças socioculturais como elementos centrais do processo educativo.
Palavras-chave: Educação Intercultural Crítica; Geografia; Estudo do Meio.
Abstract
The struggles against discrimination and inequalities have pressured Schools to overcome their monocultural and homogenizing character. Critical Interculturality appears as a didactic concept capable of contributing to the construction of real democratic education and society, joining equality and the recognition of cultural differences. In this context, through bibliographic research and theoretical discussion, the present work seeks to analyze the Study of the Environment as a pedagogical practice which enables the realization of Critical Intercultural Education for teaching Geography. The analysis carried out allows us to consider that the Study of the Environment favors critical interculturality, as it favors adopting sociocultural differences as a central element of the educational process.
Keywords: Critical Intercultural Education. Geography. Environmental Studies.
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