O Surgimento de uma Política Pública
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2003 a 2006 e versa sobre o surgimento de uma política pública voltada à formação de "monitores" que atuavam com crianças de baixa renda, na faixa etária de 4 a 6 anos, no Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Trata-se da Revista Criança utilizada como instrumento de formação em serviço. Sua primeira publicação, de caráter nacional, inicia-se em 1982, tratando da Educação Pré-Escolar. Como procedimento teórico-metodológico, realizou-se uma pesquisa documental - sendo nosso objeto de análise a referida Revista -, bem como Planos, Programas, Projetos, Pareceres e Resoluções emitidas por diferentes órgãos do Governo, no período compreendido entre 1964 a 1985. Finalizamos a pesquisa entrevistando profissionais que, à época, ocupavam cargos administrativos. É nosso objetivo discutir, por meio de uma análise dialética, o processo de constituição dessa política e os fatos que culminaram com o surgimento deste periódico, ainda hoje em circulação.
Palavras-chave: Política Pública. Pré-Escolar. Revista Criança.
The emergence of a public policy
This article presents the results of a research conducted between 2003 and 2006 and discusses the emergence of a public policy aimed at the formation of "monitors" who worked with low-income children, 4 to 6 years-old, in Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL (Brazilian Literacy Movement). We refer to Revista Criança, a magazine used as a tool for in-service training. Its first publication, nation-wide, began in 1982 and focused on Preschool Education. As theoretical and methodological procedure, we conducted a documentary research - with the above mentioned magazine as our subject of analysis - as well as with Plans, Programs, Projects, Opinions and Resolutions issued by different government agencies in the period from 1964 to 1985. We concluded the research by interviewing professionals who, at the time, occupied administrative positions. Our goal is to discuss, by means of a dialectical analysis, the process of creation of this policy and the events that led to the emergence of this periodical, which is still in circulation.
Keywords: Public Policy, Preschool, Revista Criança.
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