Perfil e trajetória de pesquisadoras da educação na pós-graduação brasileira – um olhar a partir da revisão de literatura

Perfil Y Trayectoria De Los Investigadores De La Educación En El Puesto - Graduación Brasileña - Una Mirada De La Revisión De La Literatura

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o perfil e a trajetória de pesquisadoras da área da Educação a partir de revisão da literatura sobre o período de 2000-2020, feita em plataformas virtuais (BDTD, Capes e Scielo), em três distintas buscas. Os poucos achados sugerem que a temática sobre gênero e Educação Superior é pouco debatida e apontam uma lacuna de conhecimento no que se refere a pesquisadoras da área da Educação com bolsa produtividade em pesquisa atuantes a partir do CNPq. Mostram ainda, aspectos socioculturais que promovem a invisibilidade feminina, a despeito do grande número de profissionais mulheres atuantes na Educação. Os achados evidenciam a instalação de políticas públicas e institucionais visando a reversão da disparidade de gênero no âmbito acadêmico. 

Palavras-chave: Educação Superior; Perfil; Trajetória docente. 

 

Resumen

El artículo presenta un análisis del perfil y trayectoria de los investigadores en el área de Educación a partir de una revisión de la literatura sobre el periodo 2000-2020, realizada en plataformas virtuales (BDTD, Capes y Scielo), en tres búsquedas diferentes. Los pocos hallazgos sugieren que el tema sobre género y Educación Superior es poco debatido y apuntan a una brecha de conocimiento respecto a los investigadores en el área de Educación con beca de productividad en investigación que trabajan desde el CNPq. También muestran aspectos socioculturales que promueven la invisibilidad femenina, a pesar del gran número de mujeres profesionales que trabajan en educación. Así, evidencian la instalación de políticas públicas e institucionales orientadas a revertir la disparidad de género en el ámbito académico.

Palabras clave: Educación Superior; Perfil; Trayectoria docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Monteiro Maurício, Furb

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2022), Especialista em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e graduada em psicologia pela Universidade Estácio de Sá (20216).

Orcid: 0000-0002-7242-254X E-mail: mauricio.joseane.monteiro@gmail.com

Stela Maria Meneghel, Furb

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO (2008).

Orcid: 0000-0002-7615-5784 E-mail: smeneghel@furb.br

Downloads

Publicado

25/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 83
  • pdf downloads: 123

Como Citar

MONTEIRO MAURÍCIO, J.; MENEGHEL, S. M. . Perfil e trajetória de pesquisadoras da educação na pós-graduação brasileira – um olhar a partir da revisão de literatura: Perfil Y Trayectoria De Los Investigadores De La Educación En El Puesto - Graduación Brasileña - Una Mirada De La Revisión De La Literatura . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5193. Acesso em: 28 mar. 2024.