As contribuições do PIBID no percurso formativo de professores/as
The contributions of PIBID in the training path of teachers
Resumo
Essa escrita tem como proposta destacar acerca a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID a partir de um levantamento realizado nos artigos publicado nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, o ENPEG, nos anos de 2017 e 2019. Os trabalhos analisados foram divididos em dois eixos: relatos de práticas/experiências realizadas no PIBID e os trabalhos que exploram as contribuições do programa. Tem cunho teórico que está alicerçado em referenciais que discutem e analisam a implantação deste programa e apresenta aspectos legais de sua implementação, ressaltando a importância que esse programa tem tido na qualificação da formação inicial de professores e professoras. Foi possível constatar que o PIBID tem se mostrado como um espaço e tempo importante para a inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar, para a construção dos saberes da docência e para a ampliação da relação com os/as professores/as e estudantes da Educação Básica.
Palavras-chave: Formação inicial; Iniciação à Docência; PIBID.
Summary
This writing aims to highlight the importance of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships, the PIBID from a survey conducted in the articles published in the publics of the National Meeting of Teaching Practice in Geography, ENPEG, 2017 and 2019. The analyzed studies were divided into two axes: reports of practices/experiences carried out at PIBID and the work exploring the contributions of the programme. It has a theoretical nature that is based on references that discuss and analyze the implementation of this program and presents legal aspects of its implementation, emphasizing the importance that this program has had in the qualification of initial training of teachers. It was possible to observe that the PIBID has been shown to be an important space and time for the insertion of teachers in initial education in the school routine, for the construction of teaching knowledge and for the expansion of the relationship with teachers and students of Basic Education.
Keywords: Initial training; Initiation to Teaching; PIBID.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 171
- pdf downloads: 205