As contribuições do PIBID no percurso formativo de professores/as

The contributions of PIBID in the training path of teachers

Autores

Resumo

Essa escrita tem como proposta destacar acerca a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID a partir de um levantamento realizado nos artigos publicado nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, o ENPEG, nos anos de 2017 e 2019. Os trabalhos analisados foram divididos em dois eixos: relatos de práticas/experiências realizadas no PIBID e os trabalhos que exploram as contribuições do programa. Tem cunho teórico que está alicerçado em referenciais que discutem e analisam a implantação deste programa e apresenta aspectos legais de sua implementação, ressaltando a importância que esse programa tem tido na qualificação da formação inicial de professores e professoras. Foi possível constatar que o PIBID tem se mostrado como um espaço e tempo importante para a inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar, para a construção dos saberes da docência e para a ampliação da relação com os/as professores/as e estudantes da Educação Básica.

Palavras-chave: Formação inicial; Iniciação à Docência; PIBID.

 

Summary

This writing aims to highlight the importance of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships, the PIBID from a survey conducted in the articles published in the publics of the National Meeting of Teaching Practice in Geography, ENPEG, 2017 and 2019. The analyzed studies were divided into two axes: reports of practices/experiences carried out at PIBID and the work exploring the contributions of the programme. It has a theoretical nature that is based on references that discuss and analyze the implementation of this program and presents legal aspects of its implementation, emphasizing the importance that this program has had in the qualification of initial training of teachers. It was possible to observe that the PIBID has been shown to be an important space and time for the insertion of teachers in initial education in the school routine, for the construction of teaching knowledge and for the expansion of the relationship with teachers and students of Basic Education.

Keywords: Initial training; Initiation to Teaching; PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha Rosa dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação e vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2021). Durante a graduação atuou como bolsista de Iniciação Científica CNPq e Residência Pedagógica.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2539-6550     Email: agatharosasantos@gmail.com

 

Gabrielle Luana Rosinski, UDESC/FAED

É graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2021). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UDESC na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação e é vinculada ao projeto de pesquisa Educação Geográfica e Práticas Pedagógicas em Espaços Formais e Não Formais de Educação ligado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3918-616X

Email: gabiluana@hotmail.com

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Tenho Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Sou Professora Associada no Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia. Atuo como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC com orientações de mestrado e doutorado. Sou coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens - CNPQ/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e Diretora de Extensão Cultura e Comunidade na FAED/UDESC desde 2017.   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2875-2883  Email: rosamilitzgeo@gmail.com

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 129
  • pdf downloads: 193

Como Citar

ROSA DOS SANTOS, A.; ROSINSKI, G. L.; MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS , R. E. . As contribuições do PIBID no percurso formativo de professores/as: The contributions of PIBID in the training path of teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5188. Acesso em: 29 mar. 2024.