Formação ética profissional do pedagogo: 12 desafios hercúleos

Professional ethical training of the pedagogue: 12 Herculean challenges

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

A ética profissional é campo de “mata virgem” na área da formação docente.  Os 12 (doze) desafios hercúleos da formação ética profissional do pedagogo são, portanto, um contributo original e significativo para a educação em geral, e especialmente para a Pedagogia. Objetiva “Compreender os compromissos éticos profissionais e seus principais desafios, essenciais à formação inicial do pedagogo”. A investigação bibliográfica, recorte de tese doutoral, apresenta matéria relativa à “Formação e profissionalização docente”. Foi estruturada em quatro seções sobre os compromissos e desafios éticos profissionais do pedagogo: aprendizagem, “ensinagem”, ético-político e biográfico. Os resultados apontam a ética enquanto dimensão profissional, estruturante e formativa, que precisa ser revisitada na formação inicial do pedagogo.

Palavras-Chave: Formação; Ética profissional; Pedagogo.

 

Abstract

Professional ethics is a field of “virgin forest” in the area of teacher training. The 12 (twelve) Herculean challenges of the professional ethical training of the pedagogue are, therefore, an original and significant contribution to education in general, and especially to Pedagogy. Objective “Understanding professional ethical commitments and their main challenges, essential to the initial training of the pedagogue”. The bibliographic research, part of a doctoral thesis, presents material related to “Teacher training and professionalization”. It was structured in four sections on the professional ethical commitments and challenges of the pedagogue: learning, “teaching”, ethical-political and biographical. The results point to ethics as a professional, structuring and formative dimension, which needs to be revisited in the initial training of the pedagogue.

Keywords: Formation; Professional ethics; Pedagogue.

 

 

 

Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Docente do Departamento de Educação, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE). Pesquisadora e escritora na área de Ética e educação, Filosofia da Educação, Pedagogia humanista, Desenvolvimento Pessoal e Relações Humanas. Produtora de conteúdo no Youtube, canal Pedagogia Humanista. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7973-4773. E-mail: sheylafontenele@uern.br

Downloads

Publicado

02/05/2022

Edição

Seção

Artigos