A inclusão na educação escolar indígena: análise de uma realidade amazônica

La inclusión en la educación escolar indígena: análisis de una realidad amazónica

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Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o trabalho pedagógico de uma escola indígena na inclusão de um aluno indígena surdo do 3º ano do Ensino Fundamental de Santarém-PA. Como objetivos específicos, tivemos: a) verificar a formação dos professores indígenas que trabalham diretamente com o aluno em questão; b) identificar quais os recursos humanos e materiais disponibilizados pela escola para atender às necessidades educacionais do indígena surdo; e c) conhecer o conceito de inclusão compreendido por cada professor que trabalha com o indígena surdo. As discussões foram fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural (THC) e utilizou-se a observação in locus, diário de campo e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados apontam que a formação dos professores e os recursos oferecidos pela escola indígena são insuficientes para a plena inclusão do indígena surdo.

Palavras-chave: Surdez; Educação Escolar Indígena; Inclusão

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo general analizar el trabajo pedagógico de una escuela indígena en la inclusión de un alumno indígena sordo del 3º año de la Enseñanza Fundamental en Santarém-PA. Como objetivos específicos tuvimos: a) verificar la formación de docentes indígenas que trabajen directamente con el alumno en cuestión; b) identificar los recursos humanos y materiales que pone a disposición la escuela para atender las necesidades educativas de los indígenas sordos; y c) conocer el concepto de inclusión que entiende todo docente que trabaja con indígenas sordos. Las discusiones se basaron en la Teoría Histórico-Cultural (THC) y en la observación de locus, diario de campo y entrevistas semiestructuradas fueron utilizadas para la recolección de datos. Los resultados indican que la formación de los docentes y los recursos que ofrece la escuela indígena son insuficientes para la plena inclusión de los indígenas sordos.

Palabras llave: Sordera; Educación Escolar Indígena; Inclusión

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Biografia do Autor

Bárbara Almeida da Cunha, UFOPA

Mestre em Educação – PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos GEPES/UFOPA

E-mail: bac131085@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8368-365X

 

Eleny Brandão Cavalcante, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOPA.

E-mail: elenycavalcante@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8839-7916.

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Publicado

13/06/2022
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Como Citar

ALMEIDA DA CUNHA, B.; BRANDÃO CAVALCANTE, E. A inclusão na educação escolar indígena: análise de uma realidade amazônica: La inclusión en la educación escolar indígena: análisis de una realidad amazónica. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5181. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos