Egressos da educação de jovens e adultos na educação superior: da vida escolar à vida acadêmica

Graduaciones de la educación de jóvenes y adultos en la educación superior: de la vida escolar a la vida académica

Autores

  • Diego Rodrigo Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Francisca das Chagas Silva Lima Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Neste artigo analisaram-se as trajetórias escolares, condições de ingresso, permanência e conclusão dos egressos da Educação de Jovens e Adultos na Educação Superior. A pesquisa qualitativa utilizou como procedimentos: revisão bibliográfica, pesquisas documental e de campo. Os problemas relacionados à qualidade da Educação de Jovens e Adultos aliados às condições socioeconômicas dificultam o ingresso do público-alvo dessa modalidade da Educação Básica na Educação Superior. Sobre a permanência, a aprendizagem básica revela-se insatisfatória, há insuficiência de políticas institucionais para acompanhamento das vivências acadêmicas que garantam a frequência à instituição até a conclusão do curso. Julgou-se ser necessário maior investimento na Educação de Jovens e Adultos, para que as camadas populares possam vislumbrar possibilidades de estudos na Educação Superior.

Palavras-chave: Jovens; Adultos; Educação Superior.

 

Resumen

En este artículo se analizan las trayectorias escolares, condiciones de ingreso, permanencia y conclusión de los egresos de Educación de Jóvenes y Adultos en la Educación Superior. La investigación cualitativa utilizó como procedimientos: revisión bibliográfica, investigación documental y de campo. Problemas relacionados con la calidad de la Educación de Jóvenes y Adultos aliados a las condiciones socioeconómicas dificultan el ingreso del público objetivo de esta modalidad de Educación Básica a la Educación Superior. En cuanto a la permanencia, los aprendizajes básicos son insatisfactorios, no existen suficientes políticas institucionales de seguimiento de experiencias académicas que garanticen la permanencia en la institución hasta finalizar el curso. Se consideró necesario invertir más en la Educación de Jóvenes y Adultos, para que las clases bajas pudieran vislumbrar posibilidades de estudios en la Educación Superior.

Palabras clave: Jóvenes; Adultos; Educación Superior.

 

 

 

Biografia do Autor

Diego Rodrigo Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Professor do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Endereço eletrônico: diegoantropologo@hotmail.com. Orcid: 0000-0002-9176-4908.

 

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Educação II da UFMA. Endereço eletrônico: fransluma@bol.com.br. Orcid: 0000-0001-9654-0797.

Downloads

Publicado

13/04/2022

Edição

Seção

Artigos