Educação básica, meio ambiente e a ideologia do desenvolvimento sustentável no município de Belém, Pará, brasil: 1993-1996

Educação básica, meio ambiente e a ideologia do desenvolvimento sustentável no município de Belém, Pará, brasil: 1993-1996

Autores

Resumo

O presente artigo analisa o discurso político de sujeitos governamentais que protagonizaram ações voltadas à Educação Básica no município de Belém, Estado do Pará, no período concernente aos anos de 1993 a 1996. Os denominados Cadernos Caminhos da Educação, publicados pela Secretaria de Educação Municipal (SEMEC), são tomados como corpus empírico da Análise de Discurso (AD) que se buscou implementar. Conclui-se que o conteúdo manifesto desses Cadernos teve seu sentido atrelado ao progresso técnico da modernidade capitalista, à ideologia do desenvolvimento sustentável e a certa visão messiânica e redentora da educação escolar como fator do desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Ideologia; Desenvolvimento Sustentável

 

Abstract

This article analyzes the political discourse of governmental subjects who carried out actions aimed at Basic Education in the municipality of Belém, State of Pará, in the period from 1993 to 1996. The so-called Paths of education notebooks, published by the Department of Education Municipality (SEMEC), they are taken as an empirical corpus of the Discourse Analysis (AD) that we sought to implement. It is concluded that the manifest content of these notebooks had its meaning linked to the technical progress of capitalist modernity, to the ideology of sustainable development and to a certain messianic and redemptive vision of school education as a factor of human development.

Key words: Discourse analysis; educational political discourse; Paths of education notebooks; Sustainable development.

 

 

 

 

Biografia do Autor

José Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui Pós-Doutorado em Educação, Doutorado em Ciências Ambientais, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, Especialização em Ciência Política, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais. Atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-NEB, na Universidade Federal do Pará-UFPA. Link Orcid: https://orcid: 0000-0002-5393-1170. E-mail: josebittencourtsilva@gmail.com

Tatiane Lima Santos, Universidade Federal do Pará

Possui Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica, Especialista em Neuropsicopedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Naturais. Atua como Técnica Pedagógica da Rede Pública Municipal de Portel-Pará. Orcid: 0000-0003-4771-162X. E-mail: tatianesantos474@gmail.com

 

Downloads

Publicado

03/05/2022

Edição

Seção

Artigos