Jogos paraolímpicos na visão de crianças: uma conversa sobre a deficiência

The paralympic games through the children's eyes: a good talk on disability

Autores

Resumo

Tendo em vista a ocasião dos jogos paraolímpicos de 2020 buscou-se conhecer a percepção de estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental I e seu universo no contexto paraolímpico. Trata-se de um estudo de caso, com base em uma pesquisa descritiva e conforme constatado, o esporte apresentou-se como uma ferramenta de transformação, que pode contribuir para novos olhares condizentes com os princípios da inclusão e para o melhor convívio entre as crianças. Reafirma-se que a curiosidade infantil tão presente nos relatos, deve ser aproveitada em prol de informações corretas, evitando preconceitos e equívocos.

Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Jogos Paraolímpicos. Percepção infantil.

 

 

 

Abstract:

Taking into account the occasion of the 2020 paralympic games, we sought to know the perception of third-year students in Elementary School on such games and the universe in the paralympic context. This is a case study, based on a descriptive research, carried and as noted, sport presented itself as a tool for transformation, which can contribute to new perspectives that are consistent with the principles of inclusion and for better interaction among children. It is reaffirmed that the childhood curiosity, so present in the reports, should be used in favor of correct information, preventing prejudice and misunderstandings.

Keywords: Disabled person. Paralympic Games. Children's perception.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP CAMPUS DE MARILIA

Bibliotecária e Pedagoga Especialista, Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial na UNESP/Marília. É participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (DeFSen) na UNESP, campus de Marília. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6978-7361  contato: danielle.s.pinheiro@unesp.br

Fernanda Mussato Vasconcelos , UNESP/ Campus de Marília

Professora, Letróloga e Pedagoga Especialista, Mestranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-Graduação na UNESP/Marília. É participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (DeFSen) na UNESP, campus de Marília. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1803-8333  contato: fernanda.vasconcelos@unesp.br

 

Downloads

Publicado

23/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 105
  • pdf downloads: 116

Como Citar

WELLICHAN, D. da S. P.; VASCONCELOS , F. M. . Jogos paraolímpicos na visão de crianças: uma conversa sobre a deficiência: The paralympic games through the children’s eyes: a good talk on disability. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5117. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)