Os conceitos de neutralidade e doutrinação no âmbito da literatura educacional: considerações a partir do estado da arte

Los conceptos de neutralidad y adoctrinamiento en el contexto de la literatura educativa: consideraciones desde el estado del arte

Autores

  • Raquel Silva de Jesus raquelsdejesus@hotmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3891-9090
  • Adenilson Souza Cunha Júnior adenilsoncunha@uesb.edu.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

As palavras neutralidade e doutrinação ganharam destaque nos últimos anos através de discussões levantadas pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP). Esse apontava posturas consideradas doutrinadoras por parte dos professores que, de acordo com a sua proposta, deveriam ser neutros. Diante da força e da propagação desse discurso, urge a necessidade de aprofundamento desses conceitos para compreender as narrativas presentes na literatura educacional. Nesse intuito, o presente artigo faz o levantamento do uso desses termos em dossiês da área educacional, analisando em que contexto esses conceitos têm sido empregados, bem como as lacunas existentes nesse campo.

Palavras-chave: Neutralidade; Doutrinação; Educação.

 

Resumen

Las palabras neutralidad y adoctrinamiento han ganado protagonismo en los últimos años a través de las discusiones planteadas por el Movimento Escola Sem Partido (MESP). Este último señaló posiciones consideradas adoctrinadoras por parte de los docentes que, según su propuesta, deberían ser neutrales. Dada la fuerza y ​​propagación de este discurso, urge profundizar estos conceptos para comprender las narrativas presentes en la literatura educativa. Para ello, este artículo releva el uso de estos términos en los dossieres del área educativa, analizando el contexto en el que se han utilizado estos conceptos, así como los vacíos existentes en el campo.

Palabras clave: Neutralidad; Adoctrinamiento; Educación.

 

 

 

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Biografia do Autor

Raquel Silva de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED-UESB). Email: raquelsdejesus@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3891-9090

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED-UESB). Pesquisador dos grupos de pesquisa GRUPEJA-UFMG e GEPEMDECC-UESB. Email: adenilsoncunha@uesb.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3622-1799

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

SILVA DE JESUS, R.; SOUZA CUNHA JÚNIOR, A. Os conceitos de neutralidade e doutrinação no âmbito da literatura educacional: considerações a partir do estado da arte: Los conceptos de neutralidad y adoctrinamiento en el contexto de la literatura educativa: consideraciones desde el estado del arte. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5110. Acesso em: 21 dez. 2024.