Experiências exitosas e enfrentamentos vividos durante o programa de residência pedagógica das ciências biológicas UFC

Experiencias exitosas y experiencias vividas durante el programa de residencia pedagógica en ciencias biológicas UFC

Autores

  • Thais Borges Moreira thais.ufc@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceara
  • Raquel Crosara Maia Leite thais.ufc@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará

Resumo

Por ser um programa novo, pesquisas sobre o Programa de Residência Pedagógica são de fundamental relevância, visto também que, em tempos de cortes orçamentários, principalmente na área educacional, é necessário mostrar como tais programas podem contribuir para a formação inicial dos docentes. Com isso, o objetivo central desta investigação foi analisar como a Residência Pedagógica pode contribuir para a formação inicial dos futuros docentes de Ciências Biológicas. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado e utilização da técnica de grupo focal para produção dos dados, sendo a análise feita por meio da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, percebeu-se a importância do PRP para os residentes, onde se discorreu sobre os desafios vividos e como, apesar das dificuldades, o programa tem caráter exitoso para contribuir com a formação docente.

Palavras-chave:Formação inicial; Docência; Ensino de Biologia.

 

Abstract

As it is a new program, research on the Pedagogical Residency Program is of fundamental importance, since also, in times of budget cuts, especially in the educational area, it is necessary to show how such program scan contribute to the initial training of teachers. Thus, thema in objective of this investigation was to analyze how the Pedagogical Residency can contribute to the initial training of future Biological Sciences teachers. A qualitative approach was chosen, with the application of a semi-structured questionnaire and the use of the focus group technique to produce the data, with the analysis being carried out through Discursive Textual Analysis. From the results, it was noticed theim portance of the PRP for the residents, where the challenges experienced were discussed and how, despite the difficulties, the program has a success ful character to contribute to teacher training.

Keywords: Initial formation. Teaching. Biology teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Borges Moreira, Universidade Federal do Ceara

Professora da Secretaria de Educação do Estadual do Ceará (SEDUC). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC/FACED). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

Email: thais.moreira@prof.ce.gov.br ORCID iD:  http://orcid.org/0000-0002-3064-2181 

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino na Faculdade de Educação (FACED/UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

Email:  raquelcrosara@hotmail.com   ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1563-9670

Downloads

Publicado

23/10/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 155
  • pdf downloads: 107

Como Citar

BORGES MOREIRA, T.; LEITE, R. C. M. Experiências exitosas e enfrentamentos vividos durante o programa de residência pedagógica das ciências biológicas UFC: Experiencias exitosas y experiencias vividas durante el programa de residencia pedagógica en ciencias biológicas UFC. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5102. Acesso em: 25 abr. 2024.