A Revista O Ensino e a instrução primária no Pará republicano
The O Ensino Magazine and primary instruction in republican Pará
Resumo
O artigo analisa a revista O Ensino (1919) como veículo de formação pedagógica, para professores do ensino primário no Pará republicano. Método: O estudo situa-se na perspectiva da Nova História Cultural. Objetivo: conhecer o debate pedagógico acerca do ensino e aprendizagem escolar primário, construído em dado momento histórico para ordenar, instruir, educar e civilizar a criança. Conclusão: foi feita a leitura do impresso como fonte/objeto desse estudo, que estava sob a tutela do estado do Pará e se tornou espaço de formação para os professores.
Palavras-chave: Imprensa Periódica Educacional. Educação Primária. Professor. Criança.
Abstract:
The article analyzes the magazine O Ensino (1919) as a vehicle of pedagogical formation for elementary school teachers in republican Pará. Method: The study is located in the perspective of the New Cultural History. Objective: to know the pedagogical debate about elementary school teaching and learning, built in a given historical moment to order, instruct, educate and civilize the child. Conclusion: the reading of the print editions was done as the source/object of this study, which was under the tutelage of the state of Pará and became a formation space for teachers.
Keywords: Educational Periodic Press. Elementary Education. Teacher. Child.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 149
- pdf downloads: 156