A Revista O Ensino e a instrução primária no Pará republicano

The O Ensino Magazine and primary instruction in republican Pará

Autores

Resumo

O artigo analisa a revista O Ensino (1919) como veículo de formação pedagógica, para professores do ensino primário no Pará republicano. Método: O estudo situa-se na perspectiva da Nova História Cultural. Objetivo: conhecer o debate pedagógico acerca do ensino e aprendizagem escolar primário, construído em dado momento histórico para ordenar, instruir, educar e civilizar a criança. Conclusão: foi feita a leitura do impresso como fonte/objeto desse estudo, que estava sob a tutela do estado do Pará e se tornou espaço de formação para os professores.

Palavras-chave: Imprensa Periódica Educacional. Educação Primária. Professor. Criança.

 

Abstract:

The article analyzes the magazine O Ensino (1919) as a vehicle of pedagogical formation for elementary school teachers in republican Pará. Method: The study is located in the perspective of the New Cultural History. Objective: to know the pedagogical debate about elementary school teaching and learning, built in a given historical moment to order, instruct, educate and civilize the child. Conclusion: the reading of the print editions was done as the source/object of this study, which was under the tutelage of the state of Pará and became a formation space for teachers.

Keywords: Educational Periodic Press. Elementary Education. Teacher. Child.

Biografia do Autor

Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação-UFPA/Pa. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPA (2017) vinculada à linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa – UNAMA (2010). Integra o Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL) da Universidade do Maranhão (UFMA) que desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino).  E-mail: camillachagasufpa@gmail.com

Orcid:0000-0002-3285-4006

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

Professor Titular (UFMA). Graduação em Biblioteconomia-UFMA (1988). Mestrado em Ciência da Informação-PUC (1993). Doutor em Educação-USP (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA e UFMA) e no Curso de Biblioteconomia (UFMA). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino).  E-mail: ccampin.ufma@gmail.com

ORCID:0000-0001-7650-895x

Downloads

Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Artigos