A Revista O Ensino e a instrução primária no Pará republicano

The O Ensino Magazine and primary instruction in republican Pará

Autores

Resumo

O artigo analisa a revista O Ensino (1919) como veículo de formação pedagógica, para professores do ensino primário no Pará republicano. Método: O estudo situa-se na perspectiva da Nova História Cultural. Objetivo: conhecer o debate pedagógico acerca do ensino e aprendizagem escolar primário, construído em dado momento histórico para ordenar, instruir, educar e civilizar a criança. Conclusão: foi feita a leitura do impresso como fonte/objeto desse estudo, que estava sob a tutela do estado do Pará e se tornou espaço de formação para os professores.

Palavras-chave: Imprensa Periódica Educacional. Educação Primária. Professor. Criança.

 

Abstract:

The article analyzes the magazine O Ensino (1919) as a vehicle of pedagogical formation for elementary school teachers in republican Pará. Method: The study is located in the perspective of the New Cultural History. Objective: to know the pedagogical debate about elementary school teaching and learning, built in a given historical moment to order, instruct, educate and civilize the child. Conclusion: the reading of the print editions was done as the source/object of this study, which was under the tutelage of the state of Pará and became a formation space for teachers.

Keywords: Educational Periodic Press. Elementary Education. Teacher. Child.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação-UFPA/Pa. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPA (2017) vinculada à linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa – UNAMA (2010). Integra o Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL) da Universidade do Maranhão (UFMA) que desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino).  E-mail: camillachagasufpa@gmail.com

Orcid:0000-0002-3285-4006

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

Professor Titular (UFMA). Graduação em Biblioteconomia-UFMA (1988). Mestrado em Ciência da Informação-PUC (1993). Doutor em Educação-USP (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA e UFMA) e no Curso de Biblioteconomia (UFMA). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino).  E-mail: ccampin.ufma@gmail.com

ORCID:0000-0001-7650-895x

Downloads

Publicado

01/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 115
  • pdf downloads: 130

Como Citar

CHAGAS PEIXOTO DE OLIVEIRA, C. V. .; CASTRO, C. A. . A Revista O Ensino e a instrução primária no Pará republicano: The O Ensino Magazine and primary instruction in republican Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5095. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos