Pandemia e educação ambiental: um olhar para as divulgações midiáticas de 2020/21
Pandemic and environmental education: a look at the media disclosures of 2020/21
Resumo
Investigamos de que forma a Educação Ambiental (EA) foi trabalhada em plataformas digitais de acesso público em tempos de pandemia, objetivando discutir a contribuição da EA na superação da crise socioambiental provocada pela ação humana. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa em vídeos (lives de 2020/21) transmitidos gratuitamente com descritor: Educação Ambiental. Foram encontrados 370 vídeos, os quais assistidos e agrupados em sete categorias: ser humano e as desigualdades sociais, EA e a tradição indígena, práticas e didáticas voltadas à EA em contextos formais e não formais, EA e a emergência climática, EA em unidades de conservação, perspectivas para EA e políticas públicas voltadas a EA. Portanto, acredita-se que a EA é uma aliada na construção de possíveis soluções para sanar e/ou pelo menos amenizar o problema causado com as atividades antrópicas.
Palavras-chave: Crise Ambiental; Pandemia; Vídeos.
Abstract
We investigated how Environmental Education (EE) was worked on digital platforms of public access in pandemic times, aiming to discuss EE contribution in overcoming the socioenvironmental crisis caused by human action. The research was developed inside a qualitative approach in videos (lives of 2020/21) broadcasted free with the description: Environmental Education. 370 videos were found, which were watched and grouped in 7 categories: human being and social differences, EE and climatic emergency, EE in conservation units, perspectives for EE and public policies focusing in EE. However, it is believed that EE is an ally in the construction of possible solutions to remedy and/or, at least, soften the problem caused by human activities.
Keywords: Environmental Crisis; Pandemic; Videos.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 181
- pdf downloads: 214