Pandemia e educação ambiental: um olhar para as divulgações midiáticas de 2020/21

Pandemic and environmental education: a look at the media disclosures of 2020/21

Autores

Resumo

Investigamos de que forma a Educação Ambiental (EA) foi trabalhada em plataformas digitais de acesso público em tempos de pandemia, objetivando discutir a contribuição da EA na superação da crise socioambiental provocada pela ação humana. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa em vídeos (lives de 2020/21) transmitidos gratuitamente com descritor: Educação Ambiental. Foram encontrados 370 vídeos, os quais assistidos e agrupados em sete categorias: ser humano e as desigualdades sociais, EA e a tradição indígena, práticas e didáticas voltadas à EA em contextos formais e não formais, EA e a emergência climática, EA em unidades de conservação, perspectivas para EA e políticas públicas voltadas a EA. Portanto, acredita-se que a EA é uma aliada na construção de possíveis soluções para sanar e/ou pelo menos amenizar o problema causado com as atividades antrópicas.

Palavras-chave: Crise Ambiental; Pandemia; Vídeos.

 

Abstract

We investigated how Environmental Education (EE) was worked on digital platforms of public access in pandemic times, aiming to discuss EE contribution in overcoming the socioenvironmental crisis caused by human action. The research was developed inside a qualitative approach in videos (lives of 2020/21) broadcasted free with the description: Environmental Education. 370 videos were found, which were watched and grouped in 7 categories: human being and social differences, EE and climatic emergency, EE in conservation units, perspectives for EE and public policies focusing in EE. However, it is believed that EE is an ally in the construction of possible solutions to remedy and/or, at least, soften the problem caused by human activities. 

Keywords: Environmental Crisis; Pandemic; Videos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Schwan, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Química – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Interdisciplinar, no período de março de 2014 a maço de 2018 e do Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar, no período de junho de 2018 a dezembro de 2019. E mail: fernandaschwan17@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7820-5490.  

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul. E mail: rosangela.uhmann@uffs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3820-1003

Guilherme Schwan, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER, Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS. Atualmente é Professor de Ciências na rede pública municipal do município de Santo Ângelo-RS. E mail: guilhermeschwan@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2859-3579.

Downloads

Publicado

01/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 181
  • pdf downloads: 214

Como Citar

SCHWAN, F.; UHMANN, R. I. M. .; SCHWAN, G. . Pandemia e educação ambiental: um olhar para as divulgações midiáticas de 2020/21: Pandemic and environmental education: a look at the media disclosures of 2020/21 . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5081. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos