A Educação de Jovens e Adultos no tempo presente: entre silenciamentos, invisibilidades, retrocessos e resistências

The Education of Youth and Adults in the present time: between silences, invisibilities, setbacks, and resistance.

Autores

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar elementos histórico e educacionais que circunscrevem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em contexto nacional no tempo presente, a fim de apresentar as categorias que estruturam o dossiê: silenciamentos, invisibilidades, retrocesso e resistências. As inúmeras reformas educacionais, em curso desde a última década, têm enfraquecido o sentido público e universal de oferta educacional e impõem para setores da classe trabalhadora processos de desescolarização, sobremaneira para os educandos da EJA, que passam a experimentar ofertas de educação fora das estruturas escolares, em modelos de certificação aligeirada e de Educação à Distância.  A escrita do texto mobilizou revisão bibliográfica e da legislação educacional, procurando uma análise crítica sobre as consequências desse cenário para a modalidade, bem como os elementos teóricos e práticos da resistência necessária na direção da garantia do direito à educação para jovens, adultos e idosos em nosso país.

Palavras-chave: EJA; Políticas educacionais e curriculares; Práticas curriculares.

 

Abstract

The objective of this work is to present historical and educational elements that circumscribe the modality of Youth and Adult Education (EJA) in the present national context, in order to introduce the categories that structure this collection: silences, invisibilities, setbacks and resistances. The countless educational reforms, underway since the last decade, have weakened the public and universal sense of educational provision and have led to processes of unschooling for sectors of the working class, especially for EJA students, who have started to experience educational processes outside of structured schools, based on quicker certification models and Distance Education. This work mobilized a literature and legislation review, seeking a critical analysis of the consequences of this scenario for EJA, as well as the theoretical and practical elements of the resistance needed to guarantee the right to education for young people, adults, and the elderly in our country.

Keywords: EJA, Educational and curriculum policies, Curricular practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA (COLEJA) no âmbito da Faculdade de Educação da UFRJ. Integrante do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro. E-mail: alenicodemosufrj@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8287-9116

Mariana Cassab

Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. É docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF. É coordenadora do Grupo de Pesquisa, Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos (GRUPPEEJA). É licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ e atuou como professora de Ciências na educação básica. É mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É militante do Fórum Mineiro de EJA e mãe da Irene e do Antônio. E-mail: mariacassab@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6991-1804

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 835
  • pdf downloads: 657

Como Citar

NICODEMOS, A. .; CASSAB , M. . A Educação de Jovens e Adultos no tempo presente: entre silenciamentos, invisibilidades, retrocessos e resistências: The Education of Youth and Adults in the present time: between silences, invisibilities, setbacks, and resistance. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5076. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação