Como a formação continuada está sendo planejada? Uma revisão sistemática da literatura

How is continuing education being planned? A systematic review

Autores

Resumo

Algumas políticas públicas têm sido implementadas como forma de melhorar a qualidade do ensino e promover a profissionalização docente. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo analisar como a formação continuada de professores foi trabalhada no período de 2016 a 2020, principalmente, em relação ao planejamento das ações de formação no Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em três etapas: planejamento, condução e publicação dos resultados. Os resultados indicam que o planejamento das formações ainda desempenha um papel secundário, sendo priorizada a fase de execução. Também se observa que as formações continuam descontextualizadas das reais necessidades dos docentes, ou seja, o discurso sobre como as formações devem ser não está alinhado com a prática.

Palavras-chave: Formação continuada; Planejamento de ações; Ensino Fundamental.

 

Abstract

Some public policies have been implemented to improve the quality of teaching and promote the professional qualification of teachers. In this way, this study purpose to analyze how the continuing education of teachers was worked from 2016 to 2020, mainly in relation to the planning of training actions in Elementary School. For this, a Systematic Review (SR) was carried out in three stages: planning, conducting and publishing the results. The results indicate that training planning still plays a secondary role, with the execution phase being prioritized. It is also observed that training continues to be decontextualized from the real needs of teachers, that is, the discourse on how training should be is not aligned with practice.

Keywords: Continuing education; Action planning; Elementary School.

 

 

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Andrade Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professor do magistério superior da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus de Russas), doutorando em Educação (UECE), Mestre em Ciência da Computação (UERN) e Especialista em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software (UECE). Participa do Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES), onde realiza pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais. Além de fundador do Núcleo Integrado em Java e Aplicações (NINJA), uma iniciativa que compartilha conhecimentos tecnológicos do mundo Java com a comunidade.

E-mail: marcosvinicius.lima@aluno.uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5797-0222

João Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Especialista em ensino de Física pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

E-mail: joaobatista.silva@aluno.uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3556-9881

Downloads

Publicado

31/03/2022

Edição

Seção

Artigos