Teoria Histórico-Cultural: experiências formativas e possibilidades de desenvolvimento no Estado de Rondônia

Historical-Cultural Theory: formative experiences and development possibilities in the State of Rondônia

Autores

Resumo

Elaboramos este artigo a partir da tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá no Paraná. Objetivamos apresentar experiências formativas do Programa de Formação Contínua de Professores em Cerejeiras, Estado de Rondônia, entre 2018 e 2019. Temos a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico a partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural. Concluímos que os estudos da Teoria Histórico-Cultural no espaço do Programa de Formação Contínua de Professores na Educação Infantil, contribuem para o desenvolvimento das capacidades humanas nas crianças, com a evidência da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil com Arte e Literatura. A presente investigação está vinculada aos estudos e realizações formativas desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva  (GEEII-UEM-PR).

Palavras-Chave: Teoria Histórico-Cultural; Formação Contínua de Professores; Educação Infantil

 

Abstract

 We prepared this article based on the doctoral thesis presented to the Graduate Program in Education at the State University of Maringá in Paraná. We aim to present training experiences of the Continuing Teacher Training Program in Cerejeiras, State of Rondônia, between 2018 and 2019. We have the bibliographic research as a methodological procedure based on the Historical-Cultural Theory framework. We concluded that the studies of Historical-Cultural Theory in the space of the Continuing Education Program for Teachers in Early Childhood Education, contribute to the development of human capacities in children, with evidence of the organization of time and space in Early Childhood Education with Art and Literature.The present investigation is linked to studies and formative achievements developed by the Research and Studies Group in Inclusive Early Childhood Education (GEEII-UEM-PR).

Keywords: Historical-Cultural Theory; Continuing Teacher Training; Early Childhood Education

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Biografia do Autor

Elizane Assis Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professora da Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil. E-mail: elizane.nunes@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3611-2648, Mestrado em Educação – PPGE- UNIR- RO (2013), Doutorado em Educação- PPE-UEM-PR (2021). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII – UEM- PR.

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. E-mail:  mchaves@uem.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8089-1450, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII – UEM- PR.

 

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Publicado

02/03/2022
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Como Citar

ASSIS NUNES, E.; CHAVES, M. Teoria Histórico-Cultural: experiências formativas e possibilidades de desenvolvimento no Estado de Rondônia: Historical-Cultural Theory: formative experiences and development possibilities in the State of Rondônia. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5063. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

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Artigos