Os princípios da educação online e suas implicações no processo ensino-aprendizagem em contextos informáticos

The principles of online education and its implications for the teaching-learning process in computing contexts

Autores

Resumo

.

O presente artigo foi escrito no calor da pandemia da Covid-19 e tem como objetivo (1) dirimir algumas confusões quanto ao entendimento da educação remota, educação a distância e educação online, além de (2) discutir sobre os princípios que norteiam esta última abordagem, argumentando a favor do seu emprego em contextos informáticos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, através da revisão da literatura científica produzida sobre o universo tecnocrático e a interatividade como um dos elementos basilares para a aprendizagem online. Almejamos que este estudo auxilie professores no desenho de práticas pedagógicas condizentes com a cibercultura, pautadas na utilização crítico-reflexiva e criativa das TDICs na sala de aula.

Palavras-chave: Princípios da educação online; Práticas educativas; TDIC.

 

Abstract

This article was written in the heat of the Covid-19 pandemic and aims to (1) resolve some confusion regarding the understanding of remote education, distance education and online education, in addition to (2) discuss the principles that guide the latter. approach, arguing in favor of its use in IT contexts. This is a qualitative study, through the review of the scientific literature produced on the technocratic universe and interactivity as one of the basic elements for online learning. We hope that this study will help teachers in the design of pedagogical practices consistent with cyberculture, based on the critical-reflective and creative use of TDICs in the classroom.

Keywords: Principles of online education; Educational practices; TDIC.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Silva Jorge, Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (CEPAAC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador Pedagógico no município de Tanque Novo – BA. É membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII. E-mail: rom.mario080694@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0564-4230.

Claudia Dutra Lima, Centro Educacional de Maetinga

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UESB. Professora de anos iniciais no Centro Educacional de Maetinga. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Gênero e Relações étnico-raciais, vinculado ao Campus I da UESB. E-mail: claudia.dutralima@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8608-592X.

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 570
  • pdf downloads: 287

Como Citar

SILVA JORGE, R.; DUTRA LIMA, C. Os princípios da educação online e suas implicações no processo ensino-aprendizagem em contextos informáticos: The principles of online education and its implications for the teaching-learning process in computing contexts. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5033. Acesso em: 21 dez. 2024.