Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor de matemática na visão do professor formador
Apprehension and knowledge needed for the future mathematics teacher in the view of the teacher trainer
Resumo
Os saberes e conhecimentos necessários ao professor de matemática constituem um tema que vem sendo debatido por estudantes, professores e pesquisadores. Assim, são levantadas questões como: Quais os conhecimentos necessários à formação do professor de matemática? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo, analisar a visão do professor formador sobre a sua metodologia de ensino e conhecimentos necessários a formação do futuro professor de matemática que ele está ajudando a formar. A abordagem é qualitativa, na qual contou com uma entrevista semiestruturada, com professores efetivos lotados na coordenadoria de um curso de licenciatura em Matemática. Ao final deste estudo, constatou-se que nos cursos de formação de professores, os conhecimentos específicos da matemática são trabalhados de forma isolada em relação ao campo de atuação do futuro professor.
Palavras-chave: Saberes; Conhecimentos; Professor formador; Professor de matemática.
Abstract
The apprehension and knowledge needed by the mathematics teacher is a topic that has been debated by students, teachers, and researchers. Thus, questions are raised such as: What knowledge is necessary for the formation of a mathematics teacher? To answer this question, this study sought to analyze the view of the teacher trainer on his teaching methodology and the knowledge needed to train the future mathematics teacher he is helping to train. The approach is qualitative, in which it had a semi-structured interview, with effective teachers assigned to the coordination of a degree course in Mathematics. At the end of this study, it was found that in teacher training courses, specific knowledge of mathematics is worked in isolation concerning the field of action of the future teacher.
Keywords: Apprehension; Knowledge; Teacher trainer; Mathematics teacher.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 432
- pdf downloads: 409