Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor de matemática na visão do professor formador

Apprehension and knowledge needed for the future mathematics teacher in the view of the teacher trainer

Autores

Resumo

Os saberes e conhecimentos necessários ao professor de matemática constituem um tema que vem sendo debatido por estudantes, professores e pesquisadores. Assim, são levantadas questões como: Quais os conhecimentos necessários à formação do professor de matemática?  Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo, analisar a visão do professor formador sobre a sua metodologia de ensino e conhecimentos necessários a formação do futuro professor de matemática que ele está ajudando a formar.  A abordagem é qualitativa, na qual contou com uma entrevista semiestruturada, com professores efetivos lotados na coordenadoria de um curso de licenciatura em Matemática. Ao final deste estudo, constatou-se que nos cursos de formação de professores, os conhecimentos específicos da matemática são trabalhados de forma isolada em relação ao campo de atuação do futuro professor.

Palavras-chave: Saberes; Conhecimentos; Professor formador; Professor de matemática.

 

Abstract

The apprehension and knowledge needed by the mathematics teacher is a topic that has been debated by students, teachers, and researchers. Thus, questions are raised such as: What knowledge is necessary for the formation of a mathematics teacher? To answer this question, this study sought to analyze the view of the teacher trainer on his teaching methodology and the knowledge needed to train the future mathematics teacher he is helping to train. The approach is qualitative, in which it had a semi-structured interview, with effective teachers assigned to the coordination of a degree course in Mathematics. At the end of this study, it was found that in teacher training courses, specific knowledge of mathematics is worked in isolation concerning the field of action of the future teacher.

Keywords: Apprehension; Knowledge; Teacher trainer; Mathematics teacher.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Coutinho Soares, IFES - Instituto Federal do Espiríto Santo

Mestrando em Educação Ciências e Matemática – EDUCIMAT pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim. E-mail: wsoares.matematica@gmail.com Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-3492-7184.

 

Jorge Henrique Gualandi, IFES - Instituto Federal do Espiríto Santo

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), professor do Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim, professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – campus de Alegre. E-mail: jhgualandi@ifes.edu.br  Orcid: https:// orcid.org/0000-0002-0302-7650.

Downloads

Publicado

04/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 432
  • pdf downloads: 409

Como Citar

COUTINHO SOARES, W.; GUALANDI, J. H. Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor de matemática na visão do professor formador: Apprehension and knowledge needed for the future mathematics teacher in the view of the teacher trainer. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5018. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)