Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura

Innovative methodologies in school physical education classes: a systematic literature review

Autores

Resumo

Objetivamos analisar a utilização de metodologias inovadoras nas aulas de Educação Física. Trata-se de revisão sistemática com abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foram utilizados LILACS e SciELO como bases de dados para busca dos artigos, utilizando os filtros de texto completo, período de tempo e idioma. O rastreamento ocorreu por meio do título dos artigos, resumos e leitura do texto na integra. Destacamos que embora haja um esforço para a ampliação de recursos metodológicos na área da Educação Física, nota-se que ainda são poucas as metodologias inovadoras utilizadas pelos professores de Educação Física. Conclui-se que a diversificação dos conteúdos, a criação de ambientes de aprendizagem centrados nos alunos, a criação de aulas abertas e a utilização de recursos tecnológicos se configuram como importantes estratégias para a construção de aulas inovadoras centradas nos alunos.

Palavras-chave: Metodologias inovadores; Ensino; Educação Física.

 

Abstract

This We aimed to analyze the use of innovative methodologies in Physical Education classes. This is a systematic review with a qualitative descriptive approach. LILACS and SciELO were used as databases to search for articles, using the filters full text, time period, and language. The search was made through the articles' titles, abstracts, and by reading the full text. We highlight that although there is an effort for the expansion of methodological resources in Physical Education, we notice that there are still few innovative methodologies used by Physical Education teachers. We conclude that the diversification of contents, the creation of learning environments centered on students, the creation of open classes and the use of technological resources are configured as important strategies for the construction of innovative classes centered on students.

Keywords: Innovative Methodologies; Teaching; Physical Education.

 

 

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário União das Américas. Pós-graduando em Educação Inclusiva. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA-UNIVASF). Tem interesse e pesquisa nos campos da Educação Física Adaptada, Educação Física Inclusiva e Educação Física escolar. E-mail: luanjucaedf@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2242-2779

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado e Bacharel em Educação Física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física pela faculdade do Vale Elvira Dayrell e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura. É Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF) e membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE). Realiza pesquisas sobre os aspectos sócio-históricos da Educação Física e dos esportes e Sociologia do Esporte. E-mail: george_almeida.lima@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0899-0427

 

José Rodrigo Silva de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio na cidade de Juazeiro do Norte -CE. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos - FIP. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pelo Centro Universitário UNILEÃO. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF – UNIVASF). E-mail: rogrigomeloedf@outlook.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2323-0557

 

 

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos