Premiar como estratégia de governamento docente: Prêmio Professor Nota Dez

Reward as a teaching governance strategy: Grade ‘A’ Teacher Award

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa sobre o Prêmio Professor Nota Dez, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC), entre 2012 e 2017. Apresenta de que modo se opera o discurso da renovação e da inovação na formação continuada de professores, por meio da oferta e da outorga do referido Prêmio. Na análise do material de divulgação e de três questionários respondidos por professores premiados, trabalhamos com os conceitos de discurso, dispositivo, poder e subjetividade na acepção de Michel Foucault. Concluímos que na premiação são enaltecidas práticas pedagógicas que favorecem vivências além dos muros da escola, de caráter interdisciplinar, experimental e lúdico. Tais práticas expressam valores ressaltados pela Secretaria Municipal de Educação, dentre os quais, ser um professor transformador, criativo e inovador.

Palavras-chave: Discurso; Subjetividade; Formação continuada de professores.

 

Abstract

This paper is the result of a research about the Prêmio Professor Nota Dez (Grade ‘A’ Teacher Award), of the Municipal Secretary of Education, Florianópolis city, Santa Catarina State, between 2012 and 2017. It presents how the discourse of renewal and innovation in the continuing teacher education works, through the offering and granting of the Prize. In the analysis of the promotional material and in the analysis of three questionnaires answered by award-winning teachers, we work with the concepts of discourse, device, power and subjectivity in the sense of Michel Foucault. We conclude that in the awarding are appreciated pedagogical practices that favor experiences beyond the school walls, of an interdisciplinary, experimental and playful character. These practices express values emphasized by the Municipal Secretary of Education, among which, transforming, creative and innovative teacher.

Keywords: Discourse; Subjectivity; Continuing teacher education.

 

 

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Biografia do Autor

Karina de Araújo Dias, PMF

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora e Mestre em Educação pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas com especial interesse nos seguintes temas: ensino, currículo, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores, formação continuada, análise do discurso, constituição de subjetividades docentes, estudos foucaultianos. Está vinculada ao grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).

Contato: karinadias77@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0836-6985

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-líder do grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).

Contato: clariciaotto@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8682-8332

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Publicado

08/03/2022
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Como Citar

DE ARAÚJO DIAS, K.; OTTO, C. Premiar como estratégia de governamento docente: Prêmio Professor Nota Dez: Reward as a teaching governance strategy: Grade ‘A’ Teacher Award. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4964. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos