Por uma perspectiva sociotécnica de educação em Engenharia: o professor formador e a necessidade de formação

Sociotechnical perspective of engineering education: the teacher and the need for continuing education

Autores

Resumo

Alicerçado na compreensão de que para ser docente universitário é necessário vivenciar processos específicos de formação para o magistério superior, o presente trabalho discute as competências e responsabilidades do professor engenheiro frente a uma perspectiva sociotécnica de educação. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 professores de 5 cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul e as análises foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a criação de condições para uma educação tecnológica verdadeiramente comprometida com as questões sociais passa pelo estabelecimento de políticas e práticas de formação continuada para professores.

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação Tecnológica; Formação docente.

 

Abstract

Based on the understanding that to be a university professor it is necessary to experience specific training processes for higher education, the present work discusses the competences and responsibilities of the engineer professor in the face of a sociotechnical perspective of education. Considering a qualitative approach, the data were constructed through semi-structured interviews with 29 professors from 5 engineering courses at the Universidade Federal da Fronteira Sul and the analyzes were performed using the Content Analysis methodology. The results indicate that the creation of conditions for a technological education that is truly committed to social issues involves the establishment of policies and practices of continuing education for teachers.

Keywords: Science, Technology and Society (CTS); Technological Education; Teacher training.

Biografia do Autor

Leandro Bordin, UFFS

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil, Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em engenharia.

Endereço eletrônico: lbordin@uffs.edu.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4703-6671

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos