O ensino remoto e as práticas pedagógicas: vivências do estágio supervisionado de Ciências em uma escola pública na região Sul do Amazonas
Remote Teaching and Pedagogical Practices: Experiences of the Supervised Science Internship in a Public School in the South of Amazonas
Resumo
A formação inicial de educadores perpassa o estágio supervisionado, compreendendo atividades de construção e aperfeiçoamento profissional que contribuirão com a consolidação da futura prática pedagógica. Contudo, mesmo em um contexto atípico, o estágio mostrou-se desafiador e enriquecedor. Com isso, o presente artigo visa analisar e compreender a importância de como as práticas pedagógicas em tal contexto pode ser desenvolvidas de forma satisfatória e, ainda entender a importância e as dificuldades na utilização de anteparos tecnológicos durante as atividades realizadas de forma não-presencial. Apropriando-se de métodos compreendidos como pesquisa-ação, foi possível constatar que as dificuldades se concentram na falta de conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem e na impossibilidade técnica e econômica relacionada a conectividade.
Palavras-chave: Estágio de Ciências; Educação Básica; Pandemia.
Abstract
The initial training of educators goes through the supervised internship, comprising activities of construction and professional improvement that will contribute to the consolidation of the future pedagogical practice. However, even in an atypical context, the internship proved to be challenging and enriching. With this, this article aims to analyze and understand the importance of how pedagogical practices in such a context can be developed in a satisfactory way, and also understand the importance and difficulties in the use of technological barriers during activities carried out in a non-presential way. Appropriating methods understood as action research, it was possible to verify that the difficulties are concentrated in the lack of knowledge about technological tools used during the teaching-learning process and in the technical and economic impossibility related to connectivity.
Keywords: Science Internship; Basic education; Pandemic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 242
- pdf downloads: 196