O ensino remoto e as práticas pedagógicas: vivências do estágio supervisionado de Ciências em uma escola pública na região Sul do Amazonas

Remote Teaching and Pedagogical Practices: Experiences of the Supervised Science Internship in a Public School in the South of Amazonas

Autores

Resumo

A formação inicial de educadores perpassa o estágio supervisionado, compreendendo atividades de construção e aperfeiçoamento profissional que contribuirão com a consolidação da futura prática pedagógica. Contudo, mesmo em um contexto atípico, o estágio mostrou-se desafiador e enriquecedor. Com isso, o presente artigo visa analisar e compreender a importância de como as práticas pedagógicas em tal contexto pode ser desenvolvidas de forma satisfatória e, ainda entender a importância e as dificuldades na utilização de anteparos tecnológicos durante as atividades realizadas de forma não-presencial. Apropriando-se de métodos compreendidos como pesquisa-ação, foi possível constatar que as dificuldades se concentram na falta de conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem e na impossibilidade técnica e econômica relacionada a conectividade.

Palavras-chave: Estágio de Ciências; Educação Básica; Pandemia.

 

Abstract

The initial training of educators goes through the supervised internship, comprising activities of construction and professional improvement that will contribute to the consolidation of the future pedagogical practice. However, even in an atypical context, the internship proved to be challenging and enriching. With this, this article aims to analyze and understand the importance of how pedagogical practices in such a context can be developed in a satisfactory way, and also understand the importance and difficulties in the use of technological barriers during activities carried out in a non-presential way. Appropriating methods understood as action research, it was possible to verify that the difficulties are concentrated in the lack of knowledge about technological tools used during the teaching-learning process and in the technical and economic impossibility related to connectivity.

Keywords: Science Internship; Basic education; Pandemic.

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Biografia do Autor

Matheus Mendes Nina, UFAM

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química pela UFAM.

E-mail: matheusmn888@gmail.com    ORCid https://orcid.org/0000-0002-5107-6123

Crisna Pereira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química pela UFAM.

E-mail: crisnap7@gmail.com   ORCid https://orcid.org/0000-0002-8692-4102

Rubia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010).  E-mail: rubia.dsc@gmail.com

ORCid: https://orcid.org/0000-0002-4373-208X

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Publicado

02/03/2022
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Como Citar

NINA, . M. M.; PEREIRA DOS SANTOS, C.; DARIVANDA DA SILVA COSTA, R. . O ensino remoto e as práticas pedagógicas: vivências do estágio supervisionado de Ciências em uma escola pública na região Sul do Amazonas: Remote Teaching and Pedagogical Practices: Experiences of the Supervised Science Internship in a Public School in the South of Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4960. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos