Trabalho docente no Stricto Sensu em Educação: sentido e significado

Trabajo docente en el Stricto Sensu en Educación: sentido y significado

Autores

Resumo

O sentido e o significado atribuído a uma determinada atividade profissional é reflexo de um construto dinâmico, o qual considera questões individuais e coletivas. Esse entendimento pode ser aplicado a qualquer profissão, sobretudo, ao trabalho docente. Objetivou-se investigar o sentido e o significado do trabalho docente para os profissionais que atuam no stricto sensu em educação, qualis 4, no estado do Rio Grande do Sul. Com delineamento quanti-qualitativo, o estudo teve como participantes vinte e oito docentes que atuam no referido contexto. O instrumento de pesquisa foi um questionário virtual distribuído eletronicamente, cujos dados foram analisados através da Análise Textual Discursiva. Conclui-se que emergiram como categorias: gosto/realização pela profissão; vida; trabalho/sobrevivência; identidade; compromisso social; (con)vivência; (trans)formação humana; e, oportunidade.

Palavras-chave:  Docência; Stricto Sensu; Educação.

 

 

Resumen

El sentido y significado atribuido a una determinada actividad profesional es el reflejo de un constructo dinámico, que considera cuestiones individuales y colectivas. Este entendimiento se puede aplicar a cualquier profesión, especialmente al trabajo docente. Se objetivó investigar el sentido y el significado del trabajo docente para los profesionales que trabajan en la educación stricto sensu, cualis 4, en el estado de Rio Grande do Sul. Con un diseño cuanti-cualitativo, el estudio contó con veintiocho profesores como participantes que actúan en ese contexto. El instrumento de investigación fue un cuestionario virtual distribuido electrónicamente, cuyos datos fueron analizados mediante Análisis Textual Discursivo. Se concluye que surgieron las siguientes categorías: gusto/realización para la profesión; vida; trabajo/supervivencia; identidad; compromiso social; (con)vivencia; (trans)formación humana; y oportunidad.

Palabras llave:  Docencia; Stricto Sensu; Educación.

 

 

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Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Durante a produção do texto estava em vigência PNPD/CAPES. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4445-1909 E-mail: jordana@uri.edu.br

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora nos Cursos de Pedagogia e Direito e Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (URI/FW). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8246 E-mail: luci@uri.edu.br

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

WRUCK TIMM, J.; DUSO PACHECO, L. M. Trabalho docente no Stricto Sensu em Educação: sentido e significado: Trabajo docente en el Stricto Sensu en Educación: sentido y significado . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4954. Acesso em: 21 dez. 2024.