Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica

External assessments: implications for the pedagogical practices of basic education teachers

Autores

Resumo

Com a introdução da Gestão por Resultados, oriunda da reforma educacional no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), as escolas têm sido induzidas a adaptarem o trabalho pedagógico visando alcançar as metas estabelecidas pelos sistemas de avaliação externa. Este artigo, resultante de pesquisa concluída de Mestrado em Educação, intenta discutir sobre avaliação externa na educação básica, destacando as implicações na prática pedagógica docente. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo bibliográfico e levantamento de pesquisas empíricas brasileiras na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre 2016 a 2021. Os resultados apontam que as avaliações externas conduzem ao estreitamento curricular; proporciona a perda da autonomia docente; induzem ao treinamento para os testes estandardizados; instituem sentimentos de pressão e tensão no contexto escolar.

Palavras-chave: Avaliação externa; Educação básica; Prática docente.

 

Abstract

With the introduction of Management by Results, arising from the educational reform in Brazil under Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), schools have been induced to adapt pedagogical work in order to achieve the goals established by the external evaluation systems. This article, resulting from a completed Master's in Education research, intends to discuss external evaluation in basic education, highlighting the implications for teaching pedagogical practice. Methodologically, it was decided to carry out a bibliographic study and survey of Brazilian empirical research in the Digital Library of Theses and Dissertations between 2016 and 2021. The results indicate that external evaluations lead to curricular narrowing; it provides the loss of teaching autonomy; induce training for standardized tests; they institute feelings of pressure and tension in the school context.

Keywords: External evaluation; Basic education; Teaching practice.

 

 

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Biografia do Autor

José Luis Monteiro da Conceição, Instituto de Formação Educacional da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB e Licenciado em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Especialista em Docência do Ensino Superior e Pedagogia Social. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano- LIDAH. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção. E-mail: luisuneb1@hotmail.com/; ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-3496-8311

Sirneto Vicente da silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). E-mail: sirnetodh@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4334-1916

 

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN, Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA. Atualmente é Professor Integral da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. E-mail: michel.costa@unimes.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-5951-7870

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Publicado

02/03/2022
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Como Citar

DA CONCEIÇÃO, J. L. M.; SILVA, S. V. da .; COSTA, M. da. Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica: External assessments: implications for the pedagogical practices of basic education teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4951. Acesso em: 26 dez. 2024.

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