Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica
External assessments: implications for the pedagogical practices of basic education teachers
Resumo
Com a introdução da Gestão por Resultados, oriunda da reforma educacional no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), as escolas têm sido induzidas a adaptarem o trabalho pedagógico visando alcançar as metas estabelecidas pelos sistemas de avaliação externa. Este artigo, resultante de pesquisa concluída de Mestrado em Educação, intenta discutir sobre avaliação externa na educação básica, destacando as implicações na prática pedagógica docente. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo bibliográfico e levantamento de pesquisas empíricas brasileiras na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre 2016 a 2021. Os resultados apontam que as avaliações externas conduzem ao estreitamento curricular; proporciona a perda da autonomia docente; induzem ao treinamento para os testes estandardizados; instituem sentimentos de pressão e tensão no contexto escolar.
Palavras-chave: Avaliação externa; Educação básica; Prática docente.
Abstract
With the introduction of Management by Results, arising from the educational reform in Brazil under Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), schools have been induced to adapt pedagogical work in order to achieve the goals established by the external evaluation systems. This article, resulting from a completed Master's in Education research, intends to discuss external evaluation in basic education, highlighting the implications for teaching pedagogical practice. Methodologically, it was decided to carry out a bibliographic study and survey of Brazilian empirical research in the Digital Library of Theses and Dissertations between 2016 and 2021. The results indicate that external evaluations lead to curricular narrowing; it provides the loss of teaching autonomy; induce training for standardized tests; they institute feelings of pressure and tension in the school context.
Keywords: External evaluation; Basic education; Teaching practice.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 787
- pdf downloads: 467