Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: o desenvolvimento de um jogo na disciplina de Ecologia

Learning based on digital RPG games in higher education: the development of a game in the discipline of Ecology

Autores

Resumo

Os jogos digitais são objeto de críticas pela mídia de massa e de preconceitos irrefletidos estabelecidos em diferentes espaços sociais, mas a vertente da aprendizagem baseada em jogos digitais ganha força e se configura objeto de discussão nas universidades. Fortalecendo essa perspectiva, o objetivo deste estudo foi investigar como o processo de desenvolvimento de um jogo digital RPG pode influenciar o processo de aprendizagem de um conteúdo na disciplina de Ecologia numa universidade. Participaram do estudo um professor universitário e quinze estudantes de graduação. Utilizou-se como método a observação participante, registro em diário de campo e filmagens para coletar os dados, bem como a técnica “Análise do Conteúdo” para analisá-los. O estudo revelou que o gênero RPG influencia na aprendizagem por meio de suas características sociais e intrínsecas.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos digitais. RPG. Aprendizagem de Ecologia. Ensino superior.

 

Abstract

Digital games are the object of criticism by the mass media and thoughtless prejudices established in different social spaces, but the aspect of learning based on digital games has been gaining strength and has been the subject of discussion in universities. Strengthening this perspective, the objective of this study was to investigate how the process of developing a digital RPG game can influence the process of learning content in the discipline of Ecology at a university. A university professor and fifteen undergraduate students participated in the study. We used participant observation, field diary recording and filming to collect data, as well as the “Content Analysis” technique to analyze them. The study revealed that the RPG genre influences learning through its social and intrinsic characteristics.

Key Words: Game based learning. RPG. Ecology learning. Higher Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Carvalho Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre (2015-2017) e doutor (2017-2021) em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação (TDIC) na UFAL, com ênfase investigativa em games em processos de aprendizagem de Ciências Biológicas no ensino médio e superior com publicações sobre o tema em periódicos qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e capítulos de livros. Parecerista Ad Hoc da Revista Científica Intersaberes. Coordenador de projetos de produção de games resultantes de estudos investigativos do mestrado e doutorado a partir do uso do software RPG Maker MV®: Game "Invisible World" para o ensino de Citologia no ensino médio e Game "As Origens", para o ensino de Ecologia no nível superior. Cursa especialização em Diversidade Biológica na Faculdade Campos Elíseos (FCE) (2020-2021) e também especialização em Biologia Celular e Molecular na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021-2021). Idealizador e dono do canal no Youtube "Biologia em Série", com ênfase em aulas de Biologia voltadas para o exame nacional do ensino médio (ENEM). Domina os idiomas estrangeiros inglês (Casa de Cultura Britânica) e espanhol (Casa de Cultura Campus)..

E-mail: biologiaemserie2021@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6114-1286

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

E-mail: cleidejanesa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2152-0465

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 561
  • pdf downloads: 349

Como Citar

AMORIM, D. C.; COSTA, C. J. de S. A. . Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: o desenvolvimento de um jogo na disciplina de Ecologia: Learning based on digital RPG games in higher education: the development of a game in the discipline of Ecology. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4950. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos