Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: o desenvolvimento de um jogo na disciplina de Ecologia
Learning based on digital RPG games in higher education: the development of a game in the discipline of Ecology
Resumo
Os jogos digitais são objeto de críticas pela mídia de massa e de preconceitos irrefletidos estabelecidos em diferentes espaços sociais, mas a vertente da aprendizagem baseada em jogos digitais ganha força e se configura objeto de discussão nas universidades. Fortalecendo essa perspectiva, o objetivo deste estudo foi investigar como o processo de desenvolvimento de um jogo digital RPG pode influenciar o processo de aprendizagem de um conteúdo na disciplina de Ecologia numa universidade. Participaram do estudo um professor universitário e quinze estudantes de graduação. Utilizou-se como método a observação participante, registro em diário de campo e filmagens para coletar os dados, bem como a técnica “Análise do Conteúdo” para analisá-los. O estudo revelou que o gênero RPG influencia na aprendizagem por meio de suas características sociais e intrínsecas.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos digitais. RPG. Aprendizagem de Ecologia. Ensino superior.
Abstract
Digital games are the object of criticism by the mass media and thoughtless prejudices established in different social spaces, but the aspect of learning based on digital games has been gaining strength and has been the subject of discussion in universities. Strengthening this perspective, the objective of this study was to investigate how the process of developing a digital RPG game can influence the process of learning content in the discipline of Ecology at a university. A university professor and fifteen undergraduate students participated in the study. We used participant observation, field diary recording and filming to collect data, as well as the “Content Analysis” technique to analyze them. The study revealed that the RPG genre influences learning through its social and intrinsic characteristics.
Key Words: Game based learning. RPG. Ecology learning. Higher Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 679
- pdf downloads: 400